Notícias

Encaminhamentos e deliberações da Assembleia Geral Virtual do dia 2 de maio

Ocorreu, no dia 2 de maio de 2024, às 18h, mais uma Assembleia Geral Virtual do SINTIFRJ. Como estamos em greve as assembleias serão constantes devido a necessidade de organização e tomada de decisões que uma greve exige. São plenárias nacionais ocorrendo constantemente, atos e atividades em Brasília e no próprio estado do Rio, além das negociações com a Reitoria, então é necessário que as assembleias sejam recorrentes. As pautas tratadas na assembleia foram as seguintes:

  1. Informes Gerais;
  2. Informes do Comando de Greve e da Comissão de Ética;
  3. Deliberação sobre registro de ponto;
  4. Encaminhamentos.

 

Seguem os encaminhamentos e deliberações:

  • Durante a assembleia foi lido um documento, elaborado pelo Comando de Greve, que apresenta a proposta do que se deve fazer sobre o registro de ponto durante o período de greve. Você pode o ler aqui. Resumidamente o documento solicita que não haja registro de ponto eletrônico durante a greve, em virtude do acordo de compensação qualitativa das atividades represadas, firmado entre o Comando de Greve e a Reitoria do IFRJ. Esse documento foi aprovado pela assembleia e será entregue e lido para Reitoria por meio do Comando Geral de Greve;
  • Foi encaminhado pelos(as) servidores(as) presentes a realização de uma notificação à Reitoria a respeito do protocolo de intenções entre Comando de Greve e Gestão, que já deveria  ter sido protocolado e assinado no SIPAC. Isso ocorreu após um dos servidores que estava na última reunião entre a Reitoria e o Comando de Greve dizer que a Reitoria ainda não tinha cumprido este combinado, estabelecido na reunião, e que era necessária a cobrança. Este protocolo é importante para estruturação da greve, pois é um documento que traz segurança jurísica ao movimento. Segue o texto da notificação que será entregue à Reitoria pelo Comando de Greve:

 

“Nós trabalhadoras e trabalhadores do IFRJ, reunidos em assembleia geral no dia 2 de maio de 2024, nos dirigimos a gestão do IFRJ, na figura do reitor Rafael Almada, para expressar nossa perplexidade com mais uma quebra de acordo, dessa vez firmada novamente na última reunião da mesa de negociação ocorrida no dia 29 de Abril de 2024, em que houve compromisso público de que o protocolo de intenções entre Comando de Greve e Gestão, já assinado em ato público no dia 9 de abril, seria protocolado e assinado no SIPAC pela gestão e comando de greve, fato que até o presente momento não ocorreu, por ausência da gestão. Exigimos a assinatura imediatamente, com explicações dos motivos de tamanho atraso e negligência”;

  • A assembleia também estabeleceu que quando houver alguma reivindicação mais urgente dos trabalhadores(as) à Reitoria poderá ser feito um novo ato de mobilização no prédio da mesma, mais uma vez com essa estratégia de pressionar.

 

Em breve publicaremos mais detalhes do que aconteceu neste fórum.

 

Saudades sindicais! SINTIFRJ na luta!

 

Direção Executiva 2023-2025