Notícias

Informes da Assembleia Geral Virtual do dia 2 de maio: notificação à Reitoria, marcação de ponto durante a greve e mais.

Ocorreu na última quinta-feira, dia 2 de maio, mais uma Assembleia Geral Virtual da base do SINTIFRJ. O fórum registrou cerca de 112 pessoas. Foi uma assembleia mais rápida,  mas importante para traçar os próximos passos da nossa greve e da segurança jurídica dos nossos trabalhadores nesse processo. Os destaques foram a elaboração de uma notificação à Reitoria, cobrando a assinatura do acordo de greve no SIPAC e a leitura da proposta de orientação para a marcação do ponto eletrônico durante a greve. Confira!

As pautas tratadas na assembleia foram as seguintes:

  1.     Informes Gerais;
  2.     Informes do Comando de Greve e da Comissão de Ética;
  3.     Deliberação sobre registro de ponto;
  4.     Encaminhamentos.

 

Informes gerais

A assembleia foi conduzida de maneira geral pelo coordenador de comunicação Daniel Haack. Os informes gerais não foram muitos, em suma, Haack comunicou que os benefícios de alimentação, auxílio creche, entre outros já foram ajustados pelo governo como acordado e que tudo será recebido em junho com o retroativo de maio.

 

Informes do Comando de Greve

Durante os informes do Comando, o coordenador de comunicação comunicou que a coordenadora geral do SINTIFRJ Roberta Cassiano e o servidor Fernando Oliveira estavam em Brasília representando o SINTIFRJ no Comando Nacional de Greve. Os dois estiveram em atos e outras atividades cobrando o governo sobre a recomposição orçamentária dos institutos e das universidades. Haack também comunicou que haverá uma Mesa Setorial das carreiras TAE e docente no dia 13 de maio para discutir temas que não têm impacto orçamentário, como por exemplo, os TAEs poderem se candidatar à reitoria e o “revogaço”.

Depois desses informes, o coordenador pediu para que os Comandos Locais mandassem para o e-mail da comunicação fotos e registros de suas atividades da greve nos campi, pois a comunicação do SINTIFRJ irá fazer um apanhado do que foi o primeiro mês de greve. 

Informes da reunião do Comando de Greve com a Reitoria

Neste tópico um dos servidores que estava presente na reunião do Comando de Greve com a Reitoria deu um resumo do que aconteceu na manhã do dia 29 de abril. Você pode conferir com detalhes o que aconteceu nessa reunião em uma matéria específica que fizemos sobre a mesma. O ponto mais importante trazido pelo servidor foi que o acordo de greve entre a Reitoria e o Comando ainda não foi assinado. Esse documento foi elaborado conjuntamente pelo Comando de Greve e a Reitoria no dia 9 de abril durante o ato e reunião em que os trabalhadores exigiram a suspensão do calendário acadêmico do IFRJ. Esse documento precisa ser assinado e protocolado pois é importante para a estruturação e legalidade do movimento, assim como para a segurança jurídica dos trabalhadores que aderiram à greve, pois protege do corte de ponto.

Após os informes, alguns presentes fizeram falas, ressaltando que ter uma relação com a Reitoria permeada de desconfianças é muito ruim. Também foi sinalizado que se a Reitoria não atender às reivindicações urgentes poderá haver uma nova manifestação. Isso se tornou um encaminhamento. Também ficou como encaminhamento enviar uma notificação da assembleia exigindo o cumprimento do acordo. O texto elaborado durante a assembleia foi esse:

“Nós trabalhadoras e trabalhadores do IFRJ, reunidos em assembleia geral no dia 2 de maio de 2024, nos dirigimos a gestão do IFRJ, na figura do reitor Rafael Almada, para expressar nossa perplexidade com mais uma quebra de acordo, dessa vez firmada novamente na última reunião da mesa de negociação ocorrida no dia 29 de Abril de 2024, em que houve compromisso público de que o protocolo de intenções entre Comando de Greve e Gestão, já assinado em ato público no dia 9 de abril, seria protocolado e assinado no SIPAC pela gestão e comando de greve, fato que até o presente momento não ocorreu, por ausência da gestão. Exigimos a assinatura imediatamente, com explicações dos motivos de tamanho atraso e negligência”.

O texto será enviado pelo Comando de Greve a Reitoria.

Leitura da proposta de orientação para a marcação do ponto eletrônico durante a greve.

Neste momento, o coordenador de comunicação Daniel Haack leu um documento que propõe como deveria ser o registro de ponto durante a greve. Isso foi algo solicitado pela Reitoria na última reunião, do dia 29 de abril para o Comando de Greve. Você pode acessar esse documento aqui. Este documento foi aprovado pela assembleia e será entregue à Reitoria na próxima reunião. Foi perguntado por um dos presentes sobre o registro do PGD. A orientação dada pelos integrantes do Comando é semelhante ao do ponto, deixar para registrar no final e combinar com a chefia imediata as atividades represadas. É importante também que as pessoas que estão em greve cumprindo 30% das atividades essenciais registrem tudo no final da greve. O coordenador Daniel Haack também alertou, para se evitar confusão e justificativas de má fé dos diretores, que não são os setores que são essenciais, mas sim algumas atividades. 

Encaminhamentos

Como publicamos nas nossas redes, os encaminhamentos e deliberações foram esses:

  • Aprovação do documento que contém a proposta de orientação para a marcação do ponto eletrônico durante a greve. Resumidamente o documento solicita que não haja registro de ponto eletrônico durante a greve, em virtude do acordo de compensação qualitativa das atividades represadas, firmado entre o Comando de Greve e a Reitoria do IFRJ. Esse documento será entregue para a Reitoria por meio do Comando Geral de Greve;
  • Foi encaminhado pelos(as) servidores(as) presentes a realização de uma notificação à Reitoria a respeito do protocolo de intenções entre Comando de Greve e Gestão, que já deveria  ter sido protocolado e assinado no SIPAC; 
  • A assembleia também estabeleceu que quando houver alguma reivindicação mais urgente dos trabalhadores(as) à Reitoria poderá ser feito um novo ato de mobilização no prédio da mesma, mais uma vez com essa estratégia de pressionar.

Continue nos acompanhando para saber mais! Participe das nossas assembleias.

Saudações sindicais! SINTIFRJ na luta!