Notícias

Dia Internacional contra a LGBTQIAPN+fobia

Hoje, dia 17 de maio, é o Dia Internacional contra a LGBTQIAPN+fobia! Há 34 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirava a homossexualidade da classificação internacional de doenças e é por isso que o dia de hoje se tornou um marco na luta das pessoas LGBTQIAPN+, que batalhavam na época e batalham até hoje por sua liberdade e dignidade. 

Apesar da OMS ter tirado a homossexualidade da classificação de doenças, muitas pessoas e forças políticas ainda negam que a população LGBTQIAPN+ não é doente e sim livre para viver como bem entende a sua afetividade e identidade. É necessário reafirmar essa resistência porque a violência contra essa população ainda persiste. De acordo com o Observatório de Mortes e Violências LGBTI+, ao menos 230 pessoas LGBTQIA+ morreram violentamente no Brasil em 2023. A maioria delas, 184, foi assassinada. Também foram contabilizados 18 suicídios. Dos mortos, 142 eram mulheres trans ou travestis. A fonte de informações são notícias de jornais, portais eletrônicos e redes sociais, dada a ausência de dados governamentais a respeito. 

Recentemente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), se comprometeu a repassar R$ 1,4 milhões para 12 casas de acolhimento para população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. Apesar da boa notícia, é nítida a necessidade de ações e leis de proteção a população LGBTQIA+, porque como foi possível ver acima, antes de chegar às casas de acolhimento essas pessoas são violentadas e mortas. Sabe-se dos avanços das políticas LGBTQIAPN+, das liberdades e direitos já conquistados e também que felizmente temos parlamentares LGBTQIAPN+ nas casas legislativas. Então temos que continuar nos mobilizando para conseguir essa proteção.

O SINTIFRJ estará sempre de portas abertas para receber denúncias e acolher a população LGBTQIAPN+ dos IFs no que precisar. O nosso número do canal denúncias está disponível para eventuais ocorrências e pedidos de ajuda ou acolhimento: (21) 99515-9669. 

 

SINTIFRJ na luta em prol da comunidade LGBTQIAPN+!

Direção Executiva – Biênio 2021-2023