Últimas

SINTIFRJ presente no Ato Unificado dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro em defesa do serviço público da educação!

Nesta última quinta-feira, dia 22 de fevereiro, o SINTIFRJ esteve presente no  Ato Unificado dos Servidores Públicos Federais do Rio de Janeiro, que ocorreu às 15h no Buraco do Lume, Centro do Rio, e caminhou até a Cinelândia. Nosso Sindicato foi representado pelas duas coordenadoras gerais, pela coordenadora da Pasta de Combate às Opressões e por mais sindicalizados(as) que estão sempre ativos na luta. O ato foi organizado pelo Fórum dos Servidores Públicos Federais do Rio de Janeiro e contou com a presença de várias entidades sindicais como o SINTUFRJ, SINTUFF, SINDSCOPE, entre outras.

O ato defendeu através das falas e cartazes todo serviço público, a recomposição das perdas salariais, a reestruturação das carreiras, o investimento público nas áreas sociais e criticou as políticas de teto de gastos e todas as outras que favorecem mais banqueiros e empresários do que o povo brasileiro. O ato ocorreu juntamente a vários outros ao redor do Brasil com o intuito de pressionar o governo federal na 3ª reunião da Mesa Específica e Temporária da área da Educação com os servidores federais da área que acontecia no mesmo momento. 

Infelizmente, como já foi publicado pelo SINASEFE, o governo não respondeu às propostas dos docentes e TAEs e repetiu a possibilidade de reajuste de 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Indignados, os(as) trabalhadores(as) já estão se aquecendo para construir a greve sinalizada pelo Sindicato Nacional. 

De acordo com o Ipea, 70% dos servidores públicos têm salários que não passam de R$ 5 mil reais. Durante os governos Temer e Bolsonaro os salários dos servidores da área federal ficaram congelados por 7 anos, o que resultou em uma perda do poder de compra maior que 50% para grande parte da categoria. Simultaneamente, generais, juízes e o próprio presidente da República ganham salários de mais de R$ 40 mil reais. 

Perante isso, é um absurdo que depois da campanha trabalhosa que fizemos para esse governo, ele simplesmente nos desfavoreça! Por isso não ficaremos parados! Junto ao Sindicato Nacional e a todos os outros vamos à luta por nossos direitos através de mobilização intensa!

SINTIFRJ na luta! Direção Executiva – Biênio 2023-2025.