DestaquesLutasMatériasNotíciasÚltimas

Dia 13 de julho é dia de luta em defesa da Educação, da Ciência, da Vida e contra a privatização dos Correios

Dia 13 de julho é dia de luta em defesa da Educação, da Ciência, da Vida e contra a privatização dos Correios

A próxima terça 13 de julho será mais um dia de mobilização, e desta vez, são os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) que estão em luta constante contra a privatização da estatal e convocam para que todos e todas se manifestem contra o (PL 591/2021), apresentado pelo entreguista, fascista e genocida Bolsonaro em 24/2/2021.

O projeto neoliberal de destruição dos nossos direitos segue seu curso. A privatização dos Correios afetará as camadas mais pobres do país, em especial municípios que não são considerados lucrativos para as empresas privadas. Relembrando a fala de Carlos Messala, trabalhador dos Correios há quase 20 anos, e que este ano nos deu uma entrevista para uma matéria publicada nas redes do SINTIFRJ: “nesse momento de pandemia, o Correios é um desses serviços que estão na linha de frente, interligando o Brasil de norte a sul do país, aquele Brasil esquecido, que não é esquecido pelos Correios estando em todas as localidades. Nós fazemos um trabalho social, não apenas agora na pandemia, mas durante toda a nossa história.”

Além dos trabalhadores dos Correios, a Fasubra tem o dia 13 de julho também como data de luta em seu calendário e haverá um ato em defesa da educação, da ciência e da vida, na próxima terça-feira. Protestar pela educação, principalmente agora nesse contexto de sucateamento e negacionismo perante a ciência e a permanência das aulas presenciais, é um dever de todos e todas nós. O SEPE até pouco tempo estava em greve por conta da continuidade dos protocolos sanitários adotados pela prefeitura do Rio, que são insuficientes para garantir a devida proteção contra a Covid-19, além da defesa das aulas remotas de maneira síncrona e a manutenção do cartão alimentação aos estudantes.

Diante disso, nós do SINTIFRJ, sindicato de luta e em defesa da educação e do serviço público, nos somamos a estas mobilizações e prestamos solidariedade à estas entidades de classe que além de enfrentar este momento difícil de pandemia, ainda sofrem com as tentativas de privatizações e de retrocesso das garantias de direitos públicos e trabalhistas. Lutar pelos Correios e pela educação pública é uma tarefa de toda a sociedade!

Convocamos todas e todos trabalhadores do SINTIFRJ para nos juntarmos a mais esse momento de luta. Procure na sua cidade onde será o ato, ajude na mobilização, se tem problemas em ir para às ruas aproveite as redes, faça sua parte da forma que puder, mas não deixe de se manifestar!

Saudações de luta!

Direção Executiva do SINTIFRJ – Biênio 2021/2023