Notícias

SINTIFRJ presente na marcha para Brasília

Passadas menos de 24h após uma audiência pública, completamente abarrotada de servidores da educação federal, em que dezenas de parlamentares fizeram discursos de claro e manifesto apoio a causa de TAEs e Docentes, nós, milhares de trabalhadoras e trabalhadores das universidades e institutos federais, marchamos, bradando firmemente por nossas pautas, da Catedral do Distrito Federal ao Ministério da Gestão e da Inovação em serviços Públicos (MGI), tomando volumosamente a Esplanada dos Ministérios.

O SINTIFRJ garantiu a presença de uma delegação de 12 alunos/as e 4 servidores/as, a maioria dos quais viajou na caravana de ônibus disponibilizados pelo Andes. TAEs, Docentes, estudantes… estamos extremamente mobilizados e nosso movimento ganhando corpo. Mas precisamos de mais! Precisamos avançar! Ou continuamos a acuar o governo até que não exista mais qualquer centímetro para fuga, qualquer opção a não ser o atendimento de nossas pautas, ou nossas conquistas serão menores do que desejamos e do que podemos. 

Estamos vivenciando um momento ímpar para a educação federal e extremamente auspicioso para que nossas demandas sejam conquistadas: lotamos a Esplanada com mais de 6.000 trabalhadores, quase que única e exclusivamente pertencentes à educação federal! Presenciamos as nossas carreiras ganharem ares de protagonismo no discurso de inúmeros parlamentares! Assistimos, dia-após-dia, a nosso movimento grevista ganhar cada vez mais destaque nos noticiários cotidianos! Estamos a mostrar musculatura e o governo se mostra acuado, mas a verdade é que ainda não obtivemos conquistas materiais. Nossas pautas continuam pendentes nas gavetas do Planalto.

Portanto, TAEs, Docentes e Estudantes do IFRJ, é chegada a hora em que a nossa unidade fará a diferença, este é  o momento de pressionar ainda mais o governo para garantir os nossos direitos e receber os recursos financeiros necessários à nossa reestruturação de carreira, à recomposição de nossas remunerações e do orçamento de nossas instituições de ensino, das garras de Lira e seus aliados protofascistas de plantão. Temos, sim, grandes aspirações e temos, também, a certeza de que estamos dispostos a usar todas as armas das quais dispomos para buscar o que desejamos. 

Não desanimem, caros/as companheiros/as, nosso movimento está dotado de grande força e a marcha de ontem foi prova disso. Continuemos na greve, pois, como disse o deputado Lindbergh Farias, a chance de sermos derrotados nessa batalha, hoje, é de 0%. Não esmoreçamos e vamos juntos buscar essa vitória!