Notícias

Lutar vale a pena! Após pressão, portaria que suspende o calendário acadêmico do IFRJ por conta da greve foi assinada 

A portaria que suspende o calendário acadêmico do IFRJ por conta da greve finalmente foi assinada após muita pressão da nossa comunidade sobre o reitor. A portaria foi assinada pelo hoje (25/04) durante a nossa Assembleia Geral Virtual. A suspensão se dará de maneira retroativa, contando a partir do dia 3 de abril.

Após um ato no prédio da Buenos Aires para pressionar a Reitoria a suspender o calendário acadêmico do IFRJ para não prejudicar nossos(as) alunos(as) e servidores(as), a pró-reitoria assinou um acordo conosco se comprometendo a assinar uma portaria formalizando a suspensão. Passaram-se semanas e ficamos à espera, vivendo mais uma vez situação de grande instabilidade e da disseminação de incertezas sobre o movimento paredista. Na assembleia da semana anterior, o Comando de Greve se posicionou afirmando que não faria reunião alguma com a Reitoria se essa portaria não fosse assinada porque não há sentido em negociar sem a garantia do cumprimento dos acordos firmados. Na mesma assembleia, um servidor da base deu a ideia de fazermos uma campanha pressionando a assinatura. 

E foi uma estratégia vencedora! Iniciamos essa campanha ontem, quarta-feira, dia 24 de abril, nas nossas redes sociais e hoje, durante a assembleia, foi incluída a assinatura do reitor na referida portaria. Chega de enrolação!

Vitória para nós! Vitória mesmo que seja pequena! Isso prova que nossa pressão, nossa atuação vale sim a pena e pode sim dar certo! Não é a primeira vez que vencemos e sempre que vencemos gostamos de registrar para que nós trabalhadores(as) e estudantes não percamos jamais a esperança na luta coletiva que pode nos conduzir às mudanças necessárias à defesa dos Institutos Federais e da educação pública brasileira!

Vamos juntos(as), usando nossa força coletiva nessa greve e contra toda intimidação e tentativas de deslegitimação dessa luta urgente e justa!

Lutar vale a pena! SINTIFRJ na luta!

 

Direção Executiva – Biênio 2023-2025.