Notícias

MGI CHAMA A 3ª REUNIÃO DA MESA ESPECÍFICA E TEMPORÁRIA PARA DISCUTIR A REESTRUTURAÇÃO DO PCCTAE

Há exatos 100 dias ocorreu a última reunião entre MGI e representantes da carreira dos técnicos da educação federal, na 2ª mesa específica e temporária de negociação, na qual se deu a entrega das propostas, tanto do SINASEFE, quanto da FASUBRA. De lá pra cá nenhum posicionamento nos foi concedido, deixando toda a categoria técnica extremamente temerária quanto ao rumo das negociações.

Ao longo desse ínterim, os servidores técnicos da educação federal, unidos e mobilizados, inundaram as redes sociais do Ministro da Educação, da Ministra de Gestão e Inovação, do Presidente Lula e de outras autoridades públicas e instituições, com cobranças pela realização da 3ª reunião da mesa específica e temporária para discutir o PCCTAE. A cada postagem de uma figura política, lá estavam os servidores técnicos, aguerridos, fazendo valer seu direito constitucional de liberdade de expressão e livre manifestação do pensamento, com uma avalanche de mensagens… baita pressão! 

Diante disso, o SINTIFRJ reconhece o imprescindível papel da mobilização e articulação dos servidores técnicos da educação federal, cuja ação orquestrada, sem sombra de dúvidas, teve um peso essencial para a conquista dessa nova oportunidade de tratar com o governo em prol da construção de uma carreira mais justa e digna para essa categoria, a qual, historicamente, sofre um lamentável processo de precarização e invisibilização intra e extra institucional.

Portanto, Servidores Técnicos em Educação da Rede Federal de Ensino, essa é uma vitória conquistada por vocês, ante um governo que não vem se demonstrando tão progressista hoje quanto se apresentava em campanha eleitoral e que sequer cumpriu o que era previsto em sua campanha do Brasil Participativo. Parabéns, Corpo Técnico em Educação! Que seu ímpeto e mobilização só se eleve diante dessa vitória!

Data, hora e local da 3ª Reunião da Mesa Específica e Temporária: 22/02/2024, às 15h, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Brasília-DF.