Notícias

O SINTIFRJ convida para ato por Ditadura Nunca Mais! Lembrar para não esquecer!

Ontem, dia 31 de março de 2024, completou-se 60 anos do golpe de 1964, que deu início à ditadura militar, um regime que acabou com todas as liberdades políticas e usou a violência política como método, com torturas, prisões e assassinatos. Neste momento, mais do que nunca, é necessário mantermos a memória deste período e contar a história para as novas gerações, para que nunca mais se repita! Cabe também destacar o importantíssimo papel dos nossos historiadores que agora serão desvalorizados com o Novo Ensino Médio, uma reforma que temos que combater fortemente até derrubar, pois sem historiador, um golpe pode passar por revolução. Infelizmente, muitos já pensam dessa forma, por isso o papel importantíssimo do ensino de história.

Por estas razões devemos ir às ruas e protestar, denunciar as novas ameaças golpistas, como a de 8 de janeiro de 2023, e combater os atuais defensores da ditadura e do regime militar! Hoje, dia 1 de abril, haverá um ato que está sendo organizado por filhos e netos das vítimas da Ditadura e por organizações que lutam por Memória, Verdade e Justiça ao lado de movimentos sociais, entidades da sociedade civil e partidos políticos. 

O SINTIFRJ convoca todos e todas a irmos juntos! A concentração será às 15h, em frente ao antigo DOPS, lugar de violência e repressão, no cruzamento da Rua da Relação com a Rua dos Inválidos, Centro do Rio de Janeiro. A passeata sairá rumo ao Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da UFRJ, Rua Moncorvo Filho, 8, onde será realizada a entrega anual da Medalha Chico Mendes, criada pelo Grupo Tortura Nunca Mais para valorizar os que lutam contra a violência de Estado.

Ditadura Nunca Mais! Lembrar para não esquecer! Vamos juntas e juntos!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025