Notícias

Aniversário de Marielle Franco. A luta continua!

Hoje, dia 27 de julho, a vereadora carioca Marielle Franco estaria completando 44 anos. Sendo uma mulher preta, lésbica, militante, cria da Maré, Marielle sempre lutou pela dignidade humana nas periferias, defendendo o direito dos mais pobres, das minorias, das pessoas pretas e LGBTQIA+. Em função de tudo que representava, ela se tornou um símbolo de luta, resistência e justiça social para o mundo inteiro.

O assassinato de Marielle tem sido constantemente lembrado nesses últimos dias devido a delação premiada de Élcio Queiroz, criminoso que dirigia o carro enquanto o assassino da vereadora, Ronnie Lessa, a executava. Na delação, Queiroz confirmou sua participação no crime, que os disparos realmente foram dados por Lessa e que o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa teria auxiliado no crime. A Polícia Federal agora deseja uma delação em busca do mandante, os investigadores alegam estarem bem próximos do nome. O Ministro da Justiça, Flávio Dino, afirma que é indiscutível o envolvimento das milícias do Rio de Janeiro no caso. O assassinato de Marielle expõe com clareza, a partir de cada um dos passos em que ele é investigado e dos obstáculos que são postos, que há uma intensa corrupção dentro do sistema de segurança pública do Rio de Janeiro que se confunde com uma cumplicidade em relação aos agentes deste crime político bárbaro.

Talvez a resposta à pergunta “Quem mandou matar Marielle?”, repetida há cinco anos, esteja mais próxima do que nunca. Mas, enquanto isso, além de continuar protestando por essa resposta, nós devemos nos comprometer com as lutas que Marielle travou em sua trajetória de vida. Essa é uma das melhores formas de viver e celebrar seu aniversário e o seu enorme legado. Marielle criticava constantemente os abusos policiais nas periferias, defendia a visibilidade LGBTQIAPN+, lutava contra o racismo e o machismo tendo projetos de conscientização dos direitos das vítimas de violência sexual, defendia a cultura da favela, o funk. Nós também podemos nos organizar e pensar em projetos da mesma espécie, com as mesmas pautas dentro dos Institutos Federais, dos nossos ambientes de trabalho. Através de ações e projetos relacionados com as lutas dela vamos eternizar cada vez mais a Marielle para que ela continue nos inspirando e florescendo em todas e todos que virão.

Justiça para Marielle e Anderson!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025