Notícias

Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata

O objetivo principal da campanha do Novembro Azul, é principalmente conscientizar a população masculina sobre a importância dos exames de prevenção e combate ao câncer de próstata, e também incentivar os homens a cuidarem da saúde. É preciso reforçar a campanha ano após ano, já que os homens ainda vão menos ao médico do que as mulheres, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Ministério da Saúde. 

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns de câncer entre os homens, sendo causa de morte de 28,6% dos que desenvolvem neoplasias malignas. De acordo com Instituto Nacional do Câncer, no ano passado, foram registradas mais de 16.055 mortes em decorrência da doença, que equivale a 44 mortes por dia. 

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra. Sua principal função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Por essa razão, a doença pode afetar a fertilidade masculina. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento. Quando os sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso a prevenção é tão importante, pois a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. 

É essencial que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (presença de pessoas na família com o câncer de próstata, dieta irregular e obesidade), e de 50 anos sem fatores de risco, devem procurar o urologista para realizar o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata. Em casos de diagnóstico do câncer de próstata, o SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos.

Homens, cuidem-se! Não é questão de masculinidade, é questão de saúde!

Direção Executiva – Biênio 2021-2023