Notícias

Comissão Nacional de Docente debate desmonte da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica

Nos dias 5 e 6 de novembro, o Coordenador Geral do SINTIFRJ, Fernando Moraes de Oliveira, participou, como membro, da primeira reunião presencial da atual composição da Comissão Nacional de Docente (CND) do Sinasefe-DN, que aconteceu em Brasília- DF.

O encontro foi realizado no edifício da sede do sindicato do Sinasefe, e contou também com a participação da Assessoria Jurídica Nacional (AJN), representada pelo advogado Valmir Vieira de Andrade.

A principal pauta da reunião foi o desmonte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tendo como destaque a luta contra a Portaria do Ministério da Educação nº 983/2020, que veio para substituir a Portaria 17/16, e consegue a proeza de ser ainda pior. A Portaria em questão, visa aumentar a carga horária dos docentes para 60 minutos e não mais “hora-aula” de 50 minutos. Para o Sinasefe, medidas como essa, dificultam a produção de conteúdo científico pelas professoras e professores do IFRJ.

Com a mudança de presidente a partir de janeiro do próximo ano, nosso canal de diálogo com o próximo governo possivelmente será mais próximo, visto que, os representantes da educação possuíam um diálogo mais aberto com os governos petistas do que com os governos Temer e Bolsonaro. Em prol disso, a CND sugeriu uma Mesa de Negociação Permanente do SINTIFRJ com a Secretária de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. 

Confira abaixo a Nota da CND nº 01/2022, sobre a Portaria 983/2020.

link para o documento em PDF:11_06_reuniao_cnd

Só a luta muda a vida!

Diretoria Executiva do SINTIFRJ

Biênio 2021-2023