Notícias

SINTIFRJ presente no ato contra o arcabouço fiscal!

Servidoras e servidores públicos se reuniram na tarde de ontem, 24 de maio, em todo o Brasil, para protestar contra o “novo” arcabouço fiscal, que coloca em risco o investimento nas áreas sociais e no funcionalismo público. No Rio de Janeiro o ato aconteceu no Buraco do Lume, Centro. O SINTIFRJ estava presente no ato juntamente com representantes de várias entidades como a Adufrj, o Sintufrj, o SINTUFF, a Aduff, SINDSCOPE, Sindsep entre outros. Foram distribuídos panfletos e realizadas intervenções pelas pessoas presentes.

Os manifestantes criticaram em suas falas a lógica mercadológica da proposta fiscal do governo que permite que haja limites para investir na construção de escolas e hospitais, para criar mais concursos e investir no serviço público de qualidade, mas não para a dívida aos banqueiros. Eles “chamam de gastos o que é investimento público” disse um servidor. Pediram várias vezes, como exige a Constituição, uma auditoria pública para transparecer o sistema da dívida que o governo diz que “crescer sempre”.

Além disso, enfatizaram que os juros altos dos bancos, o pagamento da dívida, é o que deixa os banqueiros e bilionários mais ricos e reivindicaram a taxação dos mesmos para redirecionar recursos para o social. Um servidor destacou que o Brasil tem sim muitos recursos, de acordo com ele, 4,7 trilhões no cofre, mas precisam ir para o lugar certo.

O texto base que legitima o novo arcabouço fiscal foi aprovado nesta semana na Câmara por 372 votos a 108. Será votado no Senado até o meio de junho. Precisamos unir as nossas forças para detê-lo. O investimento em educação e saúde está ameaçado, os concursos públicos, o funcionalismo… E a campanha salarial de 2024 também!

Precisamos lutar pelos nossos direitos e derrotar a política do arcabouço fiscal! É necessário tirar o orçamento da mão do capital financeiro que manda no país e devolver para o povo.

Sintifrj na luta porque só a luta muda a vida!

Direção Executiva do SINTIFRJ
Biênio 2021-2023