Institucional

Comunicado 005 / 2022 – Assembleia Geral Extraordinária em 06/06

Assembleia geral decide por paralisação parcial no dia 9 de junho

Na última segunda-feira, dia seis de junho, o SINTIFRJ realizou, às 18h, por meio da plataforma Zoom, uma assembleia geral extraordinária para debater as mobilizações dos servidores contra os recentes cortes quase R$ 2 bilhões nas verbas de manutenção de universidades e institutos federais e contra a retirada de direitos de servidores públicos. 

Hoje, está marcada uma paralisação dos estudantes, convocada pela FENET e organizada por grêmios estudantis, com ato de protesto no centro do Rio devido aos cortes na Educação. No mesmo dia haverá atos de protesto em todo o país.

Encaminhamento – SINTIFRJ soma na luta: 

O SINTIFRJ vai somar no ato que vai ocorrer hoje, dia 9, na cidade do Rio de Janeiro, com concentração na Candelária às 16h. Antes, às 14h, os estudantes fazem atividades em frente ao CCBB-RJ, com aula pública e ensaio de bateria. Vamos estar presentes também na manifestação que ocorrerá em Cabo Frio, às 16h, na Praça Porto Rocha.

Foi decidida na assembleia geral por uma paralisação parcial nos campi do IFRJ no dia nove de junho, a partir do meio dia, para a participação da comunidade do instituto nos atos do Rio. Se houver atos nas regiões dos campi, o SINTIFRJ pede que os servidores, docentes, técnicos e alunos organizem atividades para a conscientização sobre a situação da Educação federal.

SINTIFRJ vai ao Ocupa Brasília:

No dia 14 de junho, haverá ainda o Ato Ocupa Brasília, organizado pelo SINASEFE, ANDES e FASUBRA, junto a movimentos estudantis, como UNE, UBES, FENET, ANPG, entre outros. A DIREX do SINTIFRJ está alugando um ônibus para ir a Brasília e pede às bases que dialoguem com as comunidades de seus campi a fim de organizarmos uma delegação para marcar presença no ato.

Informe: 

Durante a assembleia, o coordenador do SINTIFRJ, Fernando de Oliveira, ainda informou sobre como foram as mobilizações no Dia de Ação em Defesa do IFRJ e da Educação Pública, em 24 de maio. Saiba mais na matéria abaixo. 

Dia de Ação em Defesa do IFRJ e da Educação Pública

Saudações Sindicais de Luta!

Diretoria Executiva – Biênio 2021 – 2023