Notícias

SINTIFRJ faz ato na Reitoria do IFRJ pela anulação de resolução que prorroga as inscrições do Consup e entrega nota ao reitor.

O SINTIFRJ esteve na manhã do dia de hoje, 14 de agosto, no prédio da Reitoria (Buenos Aires) protestando pela anulação da Resolução nº 179/2024, que altera unilateralmente o cronograma das eleições prorrogando as inscrições para o Conselho Superior do IFRJ (Consup). O protesto foi uma das deliberações da última assembleia, que ocorreu nesta segunda-feira, dia 12 de agosto. Essa mobilização busca acima de tudo exigir a lisura e transparência nas eleições do Consup por parte da Reitoria do IFRJ que prorrogou as inscrições sem nenhuma justificativa plausível, configurando então um possível ato arbitrário.

O SINTIFRJ redigiu uma nota jurídica que explica a decisão unilateral do reitor Rafael Almada, que prorrogou as inscrições por mais dez dias, sem consulta à Comissão Eleitoral Central e sem fornecer uma motivação específica, e implica que essa prorrogação pode e deve ser anulada. O intuito era entregar essa nota ao reitor, sendo este o ponto central do protesto, a busca pela anulação desta resolução. Durante o ato, o pró-reitor Bruno Campos desceu para conversar com os representantes do sindicato e já adiantou que a reitoria insistirá na prorrogação, dando a justificativa de que as inscrições foram prorrogadas pois servidores(as) reclamaram que ela foi mal divulgada. Entretanto, isso não foi em momento nenhum esclarecido publicamente pela Reitoria. 

Campos também adiantou que  o reitor não receberia os(as) trabalhadores(as) ali presentes e que como solução colocaria alguém do sindicato na Comissão Eleitoral, sendo esta última resolução recebida de maneira positiva pelos representantes do SINTIFRJ. Mas os(as) trabalhadores(as) não se contentaram com a falta de abertura para diálogo do reitor e foram em marcha ao gabinete do magnífico entregar a nota. Como Almada não estava presente no gabinete, a nota foi recebida e assinada pela chefe do gabinete.

O SINTIFRJ sem dúvida alguma fez tudo o que estava ao seu alcance até agora para impedir essa falta de transparência nas eleições do Consup! Na próxima assembleia vamos discutir o que faremos perante a essa postura da gestão! Continuaremos lutando contra todo e qualquer autoritarismo!

Confira o parecer jurídico do SINTIFRJ:

Parecer para Eleição do Consup

SINTIFRJ na luta!