Notícias

Processo democrático das eleições do CONSUP está em risco

Hoje, dia 10 de setembro, é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e entidades diversas quanto às causas e táticas de prevenção do suicídio. No Brasil, temos o “Setembro Amarelo”, que é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio, organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (APB) e pelo Conselho Federal de Medicina em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV). 

O suicídio ainda é um problema para a sociedade brasileira, em especial para os jovens. De acordo com dados da Fiocruz, a taxa de suicídio entre jovens cresceu, entre 2011 a 2022, 6% por ano no Brasil, enquanto as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 anos de idade evoluíram 29% ao ano no mesmo período. Para tentar combater o problema, existem formas de prevenção que podem ser aplicadas nos ambientes, em especial os acadêmicos e escolares aos quais os jovens e servidores(as) frequentam. 

De acordo com especialistas, um dos primeiros passos é conversar com a pessoa que tentou o suicídio ou manifesta comportamentos associados ao suicídio (isolamento, frases de despedida, silêncio, choro, abuso de substâncias como álcool e drogas, rompimento com amigos e parceiros, etc) e falar diretamente sobre o assunto de maneira respeitosa e sem julgamentos. Juntamente à conversa, é fundamental acompanhá-la ou encaminhá-la para um psicólogo e/ou psiquiatra o mais rápido possível, bem como comunicar e solicitar o apoio da família ou pessoas íntimas. 

Para aqueles que precisam de ajuda profissional, esta pode ser encontrados nos CAPS, onde é possível obter atendimento com um psiquiatra e/ou psicólogo. Clique aqui para consultar as unidades do CAPS no Rio de Janeiro. Em casos de emergência de suicídio, também é possível ligar para o CVV pelo 188, que oferece acolhimento gratuito por telefone 24 horas por dia, ou entrar em contato através do chat do site e por e-mail. É gratuito e sigiloso. Clique aqui para acessar o chat ou e-mail do CVV. 

 

O Governo do Estado do Ceará desenvolveu, ainda, 4 passos para ajudar uma pessoa sob risco de suicídio:

Passo 1 – Converse: Encontre um lugar calmo e um momento apropriado para conversar;

Passo 2 – Acompanhe: Fique em contato para acompanhar como a pessoa está se sentindo e o que está fazendo;

Passo 3 – Busque ajuda Profissional: Incentive a pessoa a procurar ajuda e faça companhia em um atendimento;

Passo 4 – Proteja: Se há perigo imediato, não a deixe sozinha e assegure-se de que a pessoa não tenha acesso a meios para provocar a própria morte.

 

E, acima de tudo, se desconfiar de que alguém pode estar intencionado a suicidar-se, não deixe de agir.