Notícias

Desafios para o SINTIFRJ em 2024: possível greve nacional, implementação do PGD e muito mais

Um novo ano se inicia e o que não faltam são desafios e lutas pela frente para o SINTIFRJ, tanto locais quanto nacionais. Começamos o ano já avistando uma possível greve nacional dos(as) servidores(as) públicos da educação federal, através do SINASEFE, assim como uma greve geral, pelo serviço público federal como um todo, por meio do FONASEFE. Como foi publicado nas nossas redes e nas redes do Sindicato Nacional, a 185ª PLENA rejeitou o congelamento de salários que o governo Lula propôs e apontou para a preparação da greve já no primeiro trimestre de 2024. 

Os(as) servidores(as) públicos da educação federal há anos aguardam reajustes dignos, recomposições salariais, além da reestruturação efetiva das carreiras, pesando o fato de que os servidores Técnicos da Educação Federal amargam, desde 2017, 53,17% de defasagem salarial, enquanto os Docentes EBTT, desde 2019, 39,92%. Com o governo Lula no poder é inadmissível que esses(as) trabalhadores(as) sejam marginalizados (as) e não  tenham contempladas suas mais que justas pautas. Dessa forma, indubitavelmente, o SINTIFRJ estará junto com o Sindicato Nacional nessa luta.

As pautas dessa possível greve, de acordo com o que consta na publicação do SINASEFE, são: a reestruturação das carreiras de TAEs e docentes; a recomposição salarial de 53,17% para os Técnicos e 39,92% para Docentes; a revogação do Novo Ensino Médio; o “revogaço” (revogação de todas as Medidas Provisórias, Portarias e Decretos que atacam os servidores e os serviços públicos) – com destaque para a IN 54/2021, que ataca o direito de greve; e recomposição orçamentária da Rede Federal de Educação. Também foi aprovado que o Sindicato Nacional irá construir uma campanha midiática cobrando o andamento das Mesas Específicas e Temporárias da Educação.

Em 2023, as direções do SINTIFRJ estiveram presentes em numerosas  plenárias nacionais, encontros, grupos de trabalho e nas mobilizações propostas pelo SINASEFE, principalmente as mobilizações da Jornada de Lutas que batalharam pelas pautas da possível greve nacional. O SINTIFRJ também aderiu diversas vezes às paralisações e sempre conscientizando os(as) trabalhadores(as) ao nosso redor da importância da luta coletiva. O SINTIFRJ está em sintonia com o Sindicato Nacional e esse ano não será diferente, visto que há muita construção pela frente.

 

Lutas do IFRJ

Sobre os desafios locais, aqui no IFRJ, como sabemos, depois de muita luta por nossa parte – Direção Executiva e Base –  pressionando a Reitoria há meses, o Programa de Gestão e Desempenho (PDG) foi finalmente implementado. Recentemente publicamos um histórico do estado de greve, que mostrou a intensa luta do Sindicato nesses últimos meses com paralisações e assembleias semanais em busca pela efetivação do PGD e por sua construção democrática. 

O desafio, agora, é monitorar a implementação desse programa, fiscalizar se a sua adesão está sendo extensível a todos os servidores (sem excessões), como está sendo o impacto dele na vida dos(as) trabalhadores(as), se problemas estão ocorrendo, entre outras coisas. Por essas razões, o SINTIFRJ ainda está em estado de greve e não sairá enquanto os trabalhadores(as) do IFRJ não se sentirem efetivamente contemplados com a resolução de suas pautas levadas à reitoria. Sem sombra de dúvidas, não arredaremos os pés e continuaremos lutando por isso. 

Outra tarefa importante é continuarmos cobrando uma comunicação transparente por parte da Reitoria para com nós, servidores(as) do IFRJ, em relação ao cumprimento do restante das pautas de reivindicação do nosso estado de greve, como o levantamento dos professores que desejam ser dedicação exclusiva (DE) e a reunião entre eles e a Reitoria, que foi proposta pelo reitor na última assembleia. É necessário, também, seguirmos monitorando o processo da revogação do artigo 10 do regulamento da carga horária docente, o qual o reitor alega estar em tramitação. Cabendo, ainda, relembrar que a Reitoria firmou o compromisso de realizar uma consulta pública para que todos opinem sobre o percentual possível de trabalho remoto no PGD e outras questões relacionadas. Nossa tarefa é ficar em cima para que isso se torne realidade.

Por isso, é mais do que importante sua sindicalização, caso ainda não seja filiado ao SINTIFRJ, para fortalecer todas essas lutas. Tudo o que conquistamos até agora foi com o apoio dos(as) sindicalizados(as): os materiais de apoio, os espaços para realização das assembleias, os lanches nas mobilizações, o custeio da participação de nossos delegados para nos representarem nos ambientes de deliberação do SINASEFE etc. Estaremos ainda mais fortalecidos e nossas ações serão ainda mais eficazes se você estiver conosco! Avançamos, mas temos a certeza de que podemos ir ainda mais longe!

Sincalize-se: https://bit.ly/3NPLyJR

 

SINTIFRJ na luta!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025