Notícias

Grito dos Excluídos e Excluídas chega a 29ª edição com o tema “Você tem fome e sede de quê?”

Nesta quinta-feira, dia 7 de setembro, ocorrerá a 29ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas. Há previsão de atos em ao menos 25 estados. No Rio de Janeiro, o ato será realizado às 9h, na esquina da Uruguaiana com Presidente Vargas. O tema deste ano é “Você tem fome e sede de quê?” e propõe reflexões e ações em busca de alternativas para a dificuldade de acesso aos alimentos e à água. Convidamos todos os(as) militantes pela vida a estarem presentes nesse ato tão significativo. 

No Brasil, 100 milhões de pessoas não têm rede de esgoto e falta água potável para 35 milhões. Os dados são de um relatório de março deste ano, feito com base nos indicadores de 2021 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Já sobre a fome, há um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), publicado em junho deste ano, que revelou que o Brasil tem 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar. Segundo o relatório, são 10 milhões de pessoas desnutridas no país. A média dos últimos três anos (2020-2022) é que 1,5 milhão de brasileiros entraram para as estatísticas da fome, na comparação com o triênio 2019-2021. Consequências óbvias do governo Temer e Bolsonaro. Por isso temos que ir às ruas pedir ao atual governo que por meio de seus programas estabeleça todas as medidas para a reversão desse número.

O Grito dos Excluídos ocorre desde 1995. A proposta surgiu a partir de atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com inspiração no tema da Campanha da Fraternidade daquele ano: “Fraternidade e Excluídos”, e o lema “Eras tu, Senhor?”. Até hoje, o tema anual é definido com base na Campanha da Fraternidade do ano e conta com sugestões de uma rede que analisa a conjuntura política, social e econômica do país, além da luta dos movimentos populares e sociais. As manifestações acontecem sempre no dia 7 setembro, como contraponto ao grito da Independência. A ideia é levar para as ruas e praças os gritos daqueles que ainda não são independentes da fome, da pobreza e da injustiça. 

 

Nesta quinta, vamos às ruas lutar pela vida, contra a fome e pelo acesso ao saneamento!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025