Notícias

Em defesa dos(as) professores(as) contra o Discurso de Ódio

O SINTIFRJ vem a público manifestar nosso veemente repúdio ao discurso de ódio proferido pelo Deputado Eduardo Bolsonaro durante um evento pró-armas em Brasília neste domingo,  dia 9 de julho. Suas palavras, repletas de intolerância e truculência, não apenas ofendem e agridem os professores e professoras, mas também contribuem para a disseminação de um ambiente de violência nas escolas.

Ao comparar os educadores a traficantes, o Deputado assume uma postura irresponsável e desrespeitosa, inaceitável em um representante do povo, que deveria zelar pelos valores democráticos e pela promoção da educação como pilar fundamental de uma sociedade justa e igualitária.

Vale ressaltar que a Educação e seus profissionais foram um dos principais alvos de autoritarismo e tentativas de criminalização nos últimos anos, e ações como essa apenas reforçam a ameaça constante que paira sobre os profissionais da educação. Além disso, a onda de violência nas escolas, com vidas perdidas de estudantes e professores, é uma triste realidade que precisa ser enfrentada com seriedade e responsabilidade por todos os setores da sociedade.

Nós exigimos que o Deputado seja devidamente responsabilizado por suas declarações, tanto no âmbito legal quanto ético. É fundamental que as instituições parlamentares e judiciárias tomem as providências cabíveis diante dessa manifestação de discurso de ódio, garantindo que nenhum representante público fomente a violência e a intolerância.

Nesse sentido, exigimos a cassação do referido deputado, acompanhando as solicitações e posicionamentos de diversas outras entidades sindicais e de luta pela educação. É urgente fortalecermos a luta contra o fascismo e nos posicionarmos em defesa da democracia, dos direitos humanos e da valorização dos profissionais da educação.

Reiteramos que o fascismo não pode e não deve prosperar em nossa sociedade. É imperativo que os detentores de imunidade parlamentar sejam responsabilizados por suas palavras e ações, especialmente quando estas incitam à violência e à discriminação. Não toleraremos o uso do poder público para disseminar o ódio e a intolerância contra as escolas, universidades e suas comunidades.  

SINTIFRJ