Notícias

Mesa Nacional de Negociação Permanente dá datas para debater o “revogaço” e a recomposição das perdas salariais.

Ocorreu na tarde desta terça-feira, 11 de julho, na sede do Ministério da Saúde, em Brasília-DF, a 7ª rodada de negociação da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que deu início aos debates da Campanha Salarial 2024 dos servidores públicos federais. A reunião contou com representantes do Governo Federal (Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), do Fonasefe, do Fonacate e das centrais sindicais, conforme previsão do protocolo de instalação da MNNP. O SINASEFE, também presente, foi representado pelos coordenadores gerais David Lobão e Elenira Vilela.

As entidades sindicais presentes apresentaram os quatro itens da pauta da Campanha Salarial 2024: a recomposição Salarial das perdas acumuladas a partir de julho de 2010; a equiparação entre os benefícios dos servidores e servidoras do Poder Executivo com os dos demais Poderes (Legislativo e Judiciário); a instalação, em caráter de urgência, das Mesas Específicas e Temporárias (que debaterão a reestruturação das carreiras); o “revogaço”. 

Como encaminhamento, as forças sindicais e o governo conseguiram negociar duas próximas mesas que ocorrerão nos dias 25 de julho e 4 de agosto. A primeira irá tratar do “revogaço”, que é a revogação de várias instruções normativas, decretos e portarias que prejudicam os trabalhadores e a segunda irá responder a proposta de recomposição salarial, lembrando que as entidades reivindicam que nos próximos 3 anos as perdas salariais desde julho de 2010 sejam pagas.

A Direção do SINASEFE enfatizou a importância da mobilização das bases sindicais para pressionar a revogação e a conquista das perdas salariais, convidando as(os) sindicalizadas a participarem das assembleias em suas seções e a se mobilizarem nas ruas, principalmente nessas datas em que ocorrerão as reuniões.

O SINTIFRJ reforça a posição da nacional, e convoca a base para se mobilizar. Nossa força está na unidade, devemos lutar juntos pelos nossos direitos e garantir melhores condições de trabalho, pois nunca houve avanço sem luta. Sintifrj na luta, pois só ela muda a vida!

 

Saudações sindicais!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025