Notícias

O que fazer diante do Dia D?

O que fazer diante do Dia D, Dia Nacional de Discussão sobre a BNCC?

O dia D deve ser um dia nacional de denuncia e protesto!

A BNCC proposta pelo governo golpista representa um retrocesso educacional para ser ofertada para os filhos da classe trabalhadora. Atrelada à Reforma do Ensino Mèdio, que não foi debatida e discutida democraticamente com a sociedade, a BNCC indica a precarização da escola pública de qualidade, com evidentes impactos na Rede Federal.

Uma vez já concebida em conjunto com o empresariado para se aprovar a BNCC, o MEC tem que cumprir um conjunto de audiências públicas, as quais, na prática, configuram verdadeira fraude. O objetivo é transparecer democracia, porém não existe debate, apenas querem legitimar o que já estava pronto pelos golpista. Em função da pressão do movimento político em defesa da educação, o presidente da comissão do BNCC renunciou da função, porém o MEC, com apoio de empresários, quer aprovar a todo custo a BNCC ainda este ano.

Em diversos campi do IFRJ, está se incentivando discutir a BNCC, a fim de se legitimar a proposta do governo. A orientação é que os docentes se dividam por áreas, fragmentando-se na percepção da educação integral, focando apenas as “competências e habilidades” de seus componentes curriculares. Não se trata, por parte do governo, de um calendário nacional para se discutir a BNCC, mas uma aparência democrática para se validar o que já está engatilhado.

O SINTIFRJ orienta sua base a realizar ampla discussão pedagógica neste dia com todos os docentes (conjuntamente, sem divisões por áreas de ensino) e comunidade escolar, a fim de se elaborar, ao final, uma moção de repúdio a BNCC proposta pelo governo, em cada campi. Vamos construir um dia de denúncias e protesto em todos os campi. Juntos somos fortes para barrarmos o retrocesso em curso!

Acompanhe a avaliação síntese que segue abaixo:

Trocando em Miúdos
1) O que é a Base Nacional Curricular – BNCC?
É um instrumento de referência que orienta quais são os conhecimentos indispensáveis aos alunos em todas as etapas da educação básica. Ela estabelece as habilidades e competências fundamentais para cada etapa de ensino.
2) Como ficam as disciplinas?
Na proposta do MEC, são apresentadas as competências e habilidades obrigatórias de cada itinerário formativo para o ensino médio, porém existe detalhamento apenas de Português e Matemática, retirando as demais disciplinas da proposta. Após muita pressão, o MEC diz que vai voltar atrás.
3) E o Ensino a Distância (EaD)?
Na proposta do MEC, existe a possibilidade de 40% da grade do ensino médio regular e de 100% do EJA (Educação de Jovens e adultos) serem feitos à distância. Se aplicado, o estudante só irá na escola três dias por semana.
4) E o Ensino Integral?
A proposta do MEC é autoexplicativa: “Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. Isso supõe considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir.
Assim, a BNCC propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida (págs 14 e 15).

Diante das inúmeras manifestações contrárias aos retrocessos, o MEC anunciou que dia 02 de agosto vai ter aulas suspensas nas escolas públicas para que o professorado debata a BNCC. Não podemos nos iludir. Essa proposta não é para consultar, mas apenas para legitimar o golpe contra o ensino médio” (artigo completo disponível em: https://esquerdaonline.com.br/2018/07/25/2-de-agosto-e-dia-de-barrar-a-reforma-do-ensino-medio/)

Em alguns campi do IFRJ a consulta será antecipada para o dia 01. Não a BNCC do governo golpista e do empresariado! Pela revogação da Reforma do Ensino Médio! Não à precarização do ensino técnico e o fim da EJA presencial! Não aos projetos de privatização da gestão escolar! Em defesa da Rede Federal e da educação pública, laica, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada!

Coordenação do SINTIFRJ

Comment here