Notícias

Cadê o auxílio dos estudantes reitor? Não deixe o IFRJ esvaziar!

Infelizmente, após todas as mobilizações das(os) estudantes, o prazo que o reitor Rafael Almada deu no Consup para o pagamento do Programa de Auxílio e Permanência (PAP) não foi atendido. A data limite era no dia 29 de maio e desde lá muitos alunos de baixa renda ainda não têm auxílio didático, alimentação e transporte. Os que estão recebendo recebem o pagamento de forma acumulada e não mensal. Ou seja, ainda há alunos passando fome, sem passagem e sem material para estudar. Desse jeito a evasão escolar só vai aumentar cada vez mais.

O SINTIFRJ fez uma cobertura completa de toda a luta dos estudantes, do ato histórico que fizeram na reitoria no dia 9 de maio reivindicando o PAP e da ocupação no Consup que realizaram no dia 11 de maio, quando depois de muita pressão conseguiram tirar o prazo, que foi descumprido. Esses alunos e alunas não merecem isso, eles só querem conseguir estudar, chegar ao IF, sem passar fome ou outras necessidades, só querem seu direito e acesso à educação. 

O Sindicato esteve dando todo suporte aos alunos, participando das reuniões e grupos de trabalho e seguiremos construindo essa luta porque como já dissemos muitas vezes, a nossa pauta é unificada, é estudante junto com trabalhador.  

Nesta semana, na terça-feira, saiu uma reportagem no G1 ( https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/rj1/video/alunos-do-ifrj-reclamam-que-estao-sem-receber-beneficios-11753468.ghtml ), no programa RJ 1ª edição do canal Globo, denunciando esse descaso da gestão do IFRJ com os(as) estudantes. A reitoria que não ouviu e não atendeu seus estudantes se tornou uma vergonha pública. Que essa reportagem repercuta para que mais pessoas vejam a denúncia dessa violência com os alunos e alunas do IFRJ.

 

SINTIFRJ na luta, porque só a luta muda a vida!

Direção Executiva do SINTIFRJ
Biênio 2021-2023