DestaquesLutasMatériasNotícias

1º de Maio no IFRJ

1º de Maio no IFRJ: um dia de luta dos trabalhadores contra os ataques do governo Temer! Em defesa da Rede Federal e da Democracia!

O dia dos trabalhadores é uma data de luta, classista e internacionalista. Diferente do que alguns pretendem, não há o que se comemorar. Não se trata de uma data festiva do “dia do trabalho”, como projetam alguns, com grandes eventos festivos e sorteios. Trata-se do dia internacional de luta, do simbolismo daqueles que ousam lutar e lembrar que os interesses dos patrões são irreconciliáveis com as necessidades dos trabalhadores.

O SINTIFRJ orienta a tod@s servidores e servidoras do IFRJ a se somarem aos atos unificados do 1º de Maio em suas respectivas cidades de residência ou do campus em que trabalham. A Coordenação do Sindicato estará nos atos em Brasília em função do Consinasefe, previsto para ocorrer de 28 de abril a 1 de maio. É preciso toda unidade de ação para se combater o retrocesso neste país: Em defesa da democracia e da não retirada de direitos, o SINTIFRJ, na esteira do SINASEFE, afirma a necessidade da resistência do funcionalismo público diante dos imensos ataques do governo federal golpista e suas reformas. Neste 1º de maio somos contra os ataques dos governos e patrões.

Unificando as pautas nacionais com as demandas da categoria, afirmamos a urgência de se enfrentar o aprofundamento do golpe no país, as ameaças de divisão de vários Institutos Federais em curso, a implementação da Reforma do Ensino Médio (que tem apresentado cooperação de alguns reitores) – ainda que o Governo tenha recuado na proposta-, o lançamento da Base Curricular Comum (e seus retrocessos pedagógicos), a recente reunião com o MPOG (sem avanço) do SINASEFE, o movimento Escola Sem Partido. Exigimos o avanço das negociações nacionais pendentes da campanha salarial e denunciamos a ameaça do PL do “carreirão” do serviço público e o avanço da terceirização (e seu perigo, notadamente para os TAEs). Somos pelo indicativo de construção da Greve Geral (sem data prevista) junto às centrais sindicais e entidades do serviço público, como o FONASEFE.

Viva o 1º de Maio de Luta! Viva a classe trabalhadora! Em defesa da Rede Federal e da Democracia!

COORDENAÇÃO DO SINTIFRJ

Abaixo a resolução de nossa última Assembleia Geral:

“O SINTIFRJ se compromete com as lutas em defesa das liberdades democráticas e contra o golpe em curso no país. Em defesa dos Institutos Federais, do funcionalismo público e da classe trabalhadora, apontamos que a única saída para a crise em curso (e a ofensiva reacionária) é a unidade das lutas sociais e sindicais. Estaremos em todas as lutas em que forem levantadas essas consignas e que forem pela construção ampla dessa unidade. Fora Temer e suas Reformas! Contra os ataques em cursos do governo golpista aos servidores públicos federais! Pela construção de uma Frente Unificada contra o Fascismo, o autoritarismo e as arbitrariedades jurídicas! Contra a condenação sem provas de Lula e a politização do judiciário! Contra a intervenção militar do governo federal (via exército) no Rio de Janeiro! Em defesa da memória de Marielle! Pela construção da greve geral”.

Comment here