Notícias

Reitoria não abre espaço para diálogo no ato FORA RODNEY no dia 7 de junho

Hoje, dia 7 de junho, foi realizado um ato público pela renúncia/retirada do Diretor Geral do Campus São João de Meriti, Rodney Albuquerque, e por novas eleições. A princípio seria feita a concentração na Praça Tiradentes às 9:30, para depois ir para Reitoria na Buenos Aires para fazer pressão para saída do Rodney. No entanto, no dia anterior o sindicato recebeu um e-mail, dizendo que não haveria expediente na reitoria de Buenos Aires, devido a “obras de reparo”. Após tomar conhecimento disso, a Comissão de Paralisação direcionou o ato com servidoras, servidores e estudantes para a reitoria da Praça da Bandeira, com o objetivo de conseguir alguma posição do reitor ou de seus representantes.

O ato teve seu início por volta das 10:00, em frente a Reitoria da Praça da Bandeira, e desde o primeiro momento encontramos barreiras para conseguir falar com o reitor ou alguém que pudesse falar em nome dele. Foi proibida a entrada de estudantes, servidores e do coordenador geral do SINTIFRJ Fernando de Oliveira, que ali estavam se manifestando contra o diretor Rodney Albuquerque e queriam dialogar com as/os servidoras/es da Reitoria Praça da Bandeira. Depois de muita insistência, o coordenador, alguns servidores e estudantes conseguiram subir, mas não encontraram ninguém que falasse em nome da alta gestão do IFRJ.

O Ato teve seu término por volta das 14:00, mas infelizmente não fomos recebidos pelo reitor ou por nenhum de seus representantes. O SINTIFRJ repudia este tipo de conduta, e deixamos aqui a nossa indignação com as ações vergonhosas da direção, que reforçam este tipo de comportamento autoritário e autocrático do atual diretor geral do Campus São João de Meriti, e se omitindo da sua responsabilidade que é de zelar pela boa educação da instituição e cuidar para que as trabalhadoras, trabalhadores e estudantes do IFRJ tenham um ambiente saudável para trabalhar e estudar.

Não nos calaremos, chega de assédio. Não iremos recuar nem um passo em nossa luta contra o assédio, o autoritarismo e a apropriação da instituição pública para interesses privados!

#FORADODNEYIFRJ! #SÓALUTAMUDAAVIDA

Direção Executiva do SINTIFRJ
Biênio 2021-2023