Notícias

Pedido de Renúncia do Diretor Rodney Albuquerque. Assembleia Local no Campus São João de Meriti.

Ontem, dia 17 de maio, o SINTIFRJ esteve presente no IFRJ campus São João de Meriti realizando uma assembleia local, para tratar de problemas internos do campus, especificamente sobre o assédio moral que o Diretor do campus, Rodney Albuquerque, tem feito com servidores e discentes de uma maneira geral. Casos recorrentes de perseguição e assédio moral a servidoras e servidores, e até a estudantes que relataram que teriam sido assediados ou visto algum colega passar por algum constrangimento. Essa situação vem causando grandes problemas para a comunidade do campus como um todo, que estão adoecendo física e mentalmente, gerando afastamentos por condições de saúde, ou mesmo medidas mais extremas, como transferência para outro campus.

Além das questões de assédio, o campus sofre com a péssima estrutura, falta de lâmpadas, dificuldade para encontrar salas para dar aula ou falta de computadores para alunos, sendo necessário dividir o computador com mais de um aluno, entre outros problemas. Mesmo com todos esses problemas, o que se escuta por lá é que a rede social do campus que deveria promover o campus faz promoção pessoal da figura do Diretor Geral, que passa nas redes sociais uma ideia diferente da realidade do campus.

Não podemos deixar de citar o descaso com as trabalhadoras e trabalhadores terceirizados, que também sofrem assédio, porém se encontram em uma situação mais frágil em relação a se posicionar, pois temem sofrer algum tipo de represália e perder o emprego, afetando suas vidas e suas famílias.

Essa situação não pode continuar! O SINTIFRJ junto de toda comunidade de trabalhadores e estudantes do campus São João de Meriti, pedem a renúncia do Diretor Rodney Albuquerque em um prazo de até 7 dias, ou intervenção da Reitoria para novas eleições, para que assim, o campus volte a sua normalidade. 

Só a luta muda a vida! Saudações de luta!


Direção Executiva do SINTIFRJ

Biênio 2021-2023