Notícias

Seis anos sem Marielle Franco

Hoje, dia 14 de março de 2024, faz seis anos que o Rio de Janeiro perdeu Marielle Franco, vereadora e exímia militante pelos direitos humanos, pelas mulheres negras e LGBTs. Há seis anos a vida de Marielle é Anderson Gomes, seu motorista, foram ceifadas pelas mãos de milicianos, que ao vê-la ascender para a fiscalização da intervenção federal no Rio de Janeiro, agiram da maneira mais perversa possível. Apesar da revelação dos nomes de seus executores, Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, e suas respectivas  prisões, e a ventilação do possível nome do mandante do crime através de delação premiada, Domingos Brazão, as investigações continuam porque as perguntas sobre esse crime político que chocou o mundo ainda não foram oficialmente respondidas. 

Uma possível motivação do assasinato, que está sendo investigada no momento, seria a atuação de Marielle em questões fundiárias na zona oeste do Rio, o que atrapalharia os negócios de milicianos. Cogita-se também a hipótese da morte de Marielle ter sido encomendada em razão de sua proximidade com Marcelo Freixo, com quem Brazão teve uma série de embates desde a CPI das Milícias, em 2008. Brazão nega qualquer envolvimento no crime. O caso de Marielle e Anderson sempre nos lembra que ainda estamos longe de vencer as complexidades criminais do Rio de Janeiro, principalmente em relação à milícia, visto que essa mesma passa pela proteção de muitos agentes e parlamentares do próprio estado. 

A Bancada do PSOL realizou uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, sobre o caso de Marielle Franco. Os parlamentares queriam saber como Lewandowski está acompanhando o assunto, que era tratado com proximidade por Flávio Dino.

Marielle, mulher negra, LGBT, mãe, ativista, feminista e defensora dos direitos humanos, que denunciou casos de abuso e violência policial contra moradores de favelas do Rio e até chegou a ajudar parentes de policiais militares assassinados, tornou-se um símbolo internacional da luta pelos direitos humanos. As lutas de Marielle são as mesmas que nós devemos travar! Marielle presente sempre, todos os dias, em todos os anos!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025.