Notícias

Ditadura Nunca Mais

Hoje, 31 de março, completam-se 59 anos do golpe militar de 1964. A ditadura no Brasil durou 21 anos, de 1964 a 1985, e foram anos de um violento ataque à democracia, com censura, repressão, perseguição, tortura e morte de opositores, cassação de direitos políticos, fechamento de instituições como o Congresso Nacional, partidos políticos, sindicatos, entidades da sociedade civil e suspensão de eleições para a Presidência da República, governos estaduais e prefeituras de capitais. A ditadura contabiliza 434 mortos e desaparecidos políticos. Por isso é importante relembrar a data, em honra dessas pessoas e para reforçar a luta pelo fim da anistia imposta no fim desse regime e contra novas ameaças à democracia.

Durante os anos do governo Bolsonaro, a o lema Ditadura Nunca Mais foi sempre lembrado  nas nossas redes, uma vez, que o mesmo fazia a questão de exaltar a ditadura como boa e gloriosa para o Brasil, dizendo que sem ela seríamos uma “republiqueta”, além de exaltar ditadores da América Latina e do Mundo. Como vimos no dia 8 de janeiro deste ano, ainda há apoiadores desse desgoverno que querem romper a democracia. É necessário estar sempre atento a esse perigo lutando contra qualquer ataque autoritário.

O 31 de março é um dia para lembrarmos que a ditadura nunca mais pode acontecer! Sem anistia aos crimes da ditadura militar e aos apoiadores criminosos do governo Bolsonaro que atacaram o Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF em Brasília!

Direção Executiva – Biênio 2021 – 2023