Notícias

O 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) começou e o SINTIFRJ está presente

Começou ontem, 22 de março, o 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) do SINASEFE. O evento está ocorrendo em Maceió (AL) no hotel Maceió Atlantic Suites. O evento tem como tema “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”. 

A mesa de abertura teve como tema “Enquanto houver racismo, não há democracia: a luta por direitos de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas no Brasil” e foi apresentada por Elaine Lima, professora de Filosofia do IFAL e vice-presidenta do Sintietfal. Contou com os convidados Nêgo Bispo, ativista formado no Quilombo Saco-Curtume, com Thiniá Shakti, ativista e coordenadora do Movimento Indígena Povo Fulni-ô, Ieda Leal, coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado (MNU) e Leonardo Péricles, presidente nacional da Unidade Popular (UP) e morador de periferia, da Ocupação Eliana Silva, em Belo Horizonte-MG.

Foram debatidos assuntos essenciais para a luta das minorias raciais, como o histórico das opressões no Brasil, o colonialismo, sobre a importância do cuidado com a natureza, a necessidade da unidade indígena e afrobrasileira, do perigo e da violência do racismo, da necessidade de eleição de negros, negras e indígenas.

A mesa também contou com os secretários da pasta de Combate à Opressão do SINASEFE, Camila Félix e Stânio Vieira.

O início do ENNIQ também teve duas belíssimas apresentações. A primeira foi o Toré dos indígenas da etnia Xucuru-kariri da aldeia Mata da Cafurna, que fica na cidade de Palmeira dos Índios-AL, que cantaram, dançaram e falaram das dificuldades que os povos indígenas vivem em Alagoas. A segunda apresentação foi a dança afro tradicional do grupo de afoxé Ofa Omim, que fez o auditório lotado se animar e acompanhar as letras do afoxé e do samba com palmas e cantando junto.

SINTIFRJ presente na luta antirracista!

Direção Executiva do SINTIFRJ 

Biênio 2021-2023