Notícias

Sindicalizadas(os) presentes na posse do presidente Lula

Já se passaram 11 dias da cerimônia de posse do presidente Lula, que ocorreu em 1° de janeiro, mas ainda está fresco na memória de todos que apoiaram o governo democrático esse momento histórico da retomada da democracia no Brasil. 

Milhares de brasileiros estiveram presentes em Brasília para prestigiar o início do terceiro mandato de Lula, após dois anos de governo Temer e quatro anos do caótico governo Bolsonaro, dois governos neoliberais que deixaram muitos estragos sociais, econômicos e ambientais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em discursos durante a posse, o presidente deu destaque para a defesa da democracia e o combate à pobreza e à fome. Ao falar de fome, no parlatório do Palácio do Planalto, Lula chegou a chorar. No mesmo dia, o presidente já assinou seus primeiros decretos, entre eles o que prorroga a desoneração de combustíveis, suspende as medidas armamentistas de Bolsonaro e autoriza a CGU a rever os sigilos do ex-presidente em atos de governo. 

Dentre esses milhares de brasileiros que participaram da posse, estavam cinco sindicalizadas e sindicalizados do SINTIFRJ. “Estar presente nesse momento histórico foi muito emocionante, pois depois de 6 anos de golpe e 4 anos de um governo fascista, foi como lavar a alma assistir o presidente Lula tomar posse pela terceira vez” afirma Tátia Áquila Vieira, professora do IFRJ Campus Nilópolis. “Depois de termos vivido todos esses últimos anos de pesadelo, atravessado por uma pandemia mal gerida e que resultou na morte de milhares de pessoas, a sensação que todos sentimos é de um alívio extremo e muita alegria!” ela conta.

A sindicalizada relatou que a festa da posse estava muito bonita e que apesar da lotação, tudo estava muito tranquilo, havia bastante segurança e não houve qualquer indício de briga ou confusão. O grupo de sindicalizados aproveitou a festança, cantaram, dançaram junto à multidão e também protestaram com cartazes pedindo a punição de crimes eleitorais e a revogação das reformas trabalhistas e previdenciárias.

“Era visível a felicidade das pessoas em estarem participando desse momento histórico, sem medo, vestidos de vermelho, formamos uma multidão em apoio ao presidente Lula, provando que as ameaças de terrorismo não iriam estragar a festa, tirar a nossa alegria e o nosso direito de comemorar depois de tantos anos de tristeza” disse Tátia. 

Outro sindicalizado presente, Maurício Façanha Pinheiro, professor do IFRJ Campus Arraial do Cabo, alegou que não conseguiu conter as lágrimas no momento da entrega da faixa à Lula: “foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida enquanto cidadão brasileiro e servidor público. O que mais me emocionou foi a representatividade do povo brasileiro nas pessoas que entregaram a faixa à Lula. Mostra também qual a cara desse governo que a gente lutou tanto para recuperar. Todos estavam com esse espírito de recomeçar um novo tempo nesse país, uma nova vida, nova política, recuperar aquilo que foi roubado de nós, tantas conquistas que nós já tínhamos iniciado.” 

Julio Cesar Gallio da Silva, professor do IFRJ Arraial do Cabo, sindicalizado integrante da delegação do SINTIFRJ também falou sobre o momento da passagem da faixa presidencial: “tudo isso nos faz sentir representados, empoderados e mais preparados para seguir nas lutas que nos esperam daqui pra frente.”

Ambos entrevistados agradeceram ao sindicato pela oportunidade.

“Com certeza teremos muito trabalho pela frente para reconstruir todas as políticas públicas arrasadas nos últimos anos. Ainda assim, a sensação geral é de vitória, pois derrotamos o governo genocida, numa eleição desproporcional, em que a máquina pública foi largamente usada para tentar fraudar e tirar vantagens eleitorais. Resistimos e seguimos resistindo, sabendo que a luta ainda é grande, mas que temos todos os motivos para comemorar sim, com muita música, alegria e amor” concluiu Tátia.

Sintifrj na luta! Só a luta muda a vida!

Direção Executiva – Biênio 2021-2023