No dia 29 de novembro, aconteceu a roda de conversa do SINTIFRJ sobre o Mês da Consciência Negra, com o tema “Governo Lula 2023: Perspectivas e Desafios da Luta Antirracista”. A conversa foi transmitida pelo canal do YouTube e pela página do Facebook do sindicato. Para aqueles que não conseguiram assistir, a transmissão ficou salva nos canais. Vale super a pena dar uma olhada!
A roda contou com a presença das ilustríssimas(os) Érica Cristina Bispo, professora de Literatura do IFRJ/Campus Pinheiral e Pós-Graduação em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras do IFRJ/Campus São Gonçalo, Luciene Lacerda, psicóloga, militante do Instituto Búzios e coordenadora da Campanha “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”, Josemar Carvalho, professor de Geografia, Vereador em São Gonçalo e Deputado estadual recém-eleito pelo PSOL e Babalorixá Roberto D’Oxaguiãn, Babá Otun do Ilê Axé Kawan e membro da coordenação do Coletivo Casulo.
Na live, os convidados trouxeram pautas importantíssimas, como a necessidade de se criar políticas para mulheres negras, que são as mais afetadas em todos os âmbitos sociais, de combater o racismo religioso, com uma lei específica, aplicar a questão racial em todas as políticas, entre outras. Também foi abordada a impossibilidade de se combater o racismo sem se combater o sistema capitalista que necessita da desigualdade para funcionar e a necessidade da efetivação da Lei 10.639, que inclui a história dos afro-brasileiros no currículo escolar para todas as área da educação, sendo a educação, uma das principais ferramentas para a diluição do preconceito racial, como disse a convidada Erica Bispo.
A live foi riquíssima, convidamos todas e todos a assistir no nosso canal do Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=-F_sHyi34gQ
Sintifrj na luta contra o racismo! Direção Executiva – Biênio 2021-2023.