Notícias

Agora não tem mais volta, Lula e Alckmin são diplomados pelo TSE

Na tarde desta segunda-feira, 12 de dezembro, o presidente Lula e seu vice Geraldo Alckmin foram diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), isto é, foi oficializado o resultado das urnas e o fim do processo eleitoral, após as devidas apurações e questionamentos. Agora não tem mais volta, apesar de o resultado não ter sido engolido até o momento por uma pequena parcela de bolsonaristas. 

A cerimônia foi realizada no plenário do Tribunal Superior Eleitoral com cerca de 400 participantes. Os ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff estavam presentes. A diplomação é uma condição formal para que o presidente eleito e o vice tomem posse no dia 1º de janeiro. 

No discurso da cerimônia, o presidente Lula chorou lembrando de sua história e das acusações que sempre sofreu, em especial, as que diziam que ele não era capaz porque não tinha diploma. Ele proferiu palavras importantes sobre o processo eleitoral e a esperança de um país mais democrático: 

“Eu sei o quanto custou ao povo brasileiro essa espera para que a gente pudesse reconquistar a democracia nesse país. Farei todos os esforços para, juntamente com o meu querido companheiro Geraldo Alckmin, cumprir o compromisso que assumi não somente durante a campanha mas ao longo de todo uma vida, fazendo o Brasil um país mais desenvolvido e mais justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros, sobretudo para os mais necessitados.”.

O presidente do TSE, Alexandre Moraes, abriu a cerimônia discursando sobre a aptidão da posse. Também afirmou durante sua fala que grupos que promoveram ataques antidemocráticos, desinformação e ódio serão ‘responsabilizados’. 

A vitória está mais nítida do que nunca, o fascismo foi derrotado. Que a luta continue contra esse negacionismo e golpismo!

Sintifrj na luta!

Direção Executiva – Biênio 2021-2023