Notícias

Sinasefe entrega documento ao futuro Governo Lula

Nesta última semana, o SINASEFE esteve reunido três vezes com os Grupos de Trabalho (GTs) da equipe de transição do governo Lula. Na primeira dessas reuniões, junto com o GT da pasta Trabalho, o coordenador-geral do SINTIFRJ, Fernando Oliveira, esteve presente junto com integrantes do SINASEFE, dentre eles, a coordenadora-geral Elenira Vilela, o coordenador-geral David Lobão e outros integrantes como a coordenadora da pasta de combate às opressões do sinasefe Camila Félix, o membro da direção nacional Diego Simões e a coordenadora de Comunicação do sinasefe Tânia Barbosa. 

Também estavam presentes Roberto Corrêa e Clemente Ganso, dois integrantes da equipe de transição da pasta Trabalho e mais representantes de outras entidades que compõem o Fonasefe. A reunião tratou de assuntos essenciais para a luta trabalhista como a anulação da PEC 32, formas de aplicação do reajuste, mesa de negociação permanente, entre outros. A partir desta reunião decidiu-se fazer mais uma reunião com o GT de trabalho e com o GT de planejamento, que inclusive aconteceu ontem, na terça-feira, com o objetivo de debater a necessidade do serviço público.

Aconteceu também na semana passada, uma segunda reunião do SINASEFE com o GT da educação, no qual o SINASEFE apresentou um documento síntese da reunião anterior junto com questões educacionais, construído coletivamente. O texto faz um diagnóstico da situação atual da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Na apresentação do documento, os integrantes do SINASEFE presentes falaram sobre a importância da Rede, dos Institutos Federais, do ensino médio técnico empregado, ensino superior e apresentaram um diagnóstico de como essas instituições sofreram com a pandemia, com os cortes no orçamento que precarizaram o ensino, em especial de pesquisa e extensão, além de mencionar a falta de concurso público e o congelamento de salários.

Na reunião estava um dos coordenadores da equipe de transição, Luiz Cláudio Costa, a senadora Teresa Leitão, Daniel Cara, e outros representantes de organizações. Os integrantes da equipe de transição ouviram atentamente as colocações e elogiando a preocupação com os estudantes pós-pandemia, com o desmonte do governo Bolsonaro, entre outros. A reunião acabou com o compromisso de incorporar as propostas.

Sindicato é pra lutar!

Sinasefe na luta!

Sintifrj na luta!

Direção Executiva – Biênio 2021-2023