Notícias

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Hoje, 9 de agosto, é o Dia Internacional dos Povos Indígenas, uma data para defender a dignidade dos povos originários de todo o mundo. A efemeridade foi criada em 1995 por decreto da ONU.

Além de homenagear os indígenas, o que mais importa é combater as diversas violências aos nativos. O que ainda é muito difícil, pois todo extermínio, destruição da cultura e marginalização que sofrem são impactos do colonialismo e do atual sistema capitalista. 

Estes são os maiores responsáveis pela devastação dos indígenas. A sede de recursos e posses que esses sistemas têm, interferem na degradação do meio ambiente, do território e da cultura. Como resultado, ao redor do mundo, muitos povos indígenas foram extintos ou diminuíram drasticamente. Ainda hoje, eles têm que lutar contra a violência, algo que aqui no Brasil é nítido no governo Bolsonaro.

O presidente prometeu e cumpriu: não demarcou nenhum centímetro de terra indígena. Além disso, seu governo facilitou a regularização de terras invadidas, incentivou o agronegócio nas aldeias, e apoiou publicamente o garimpo nas terras Yanomami (com o PL 191/2020), o que fere a própria Constituição e aumenta doenças, mortes e desnutrição.  Abusos sexuais contra mulheres indígenas são também consequência do garimpo ilegal, conforme relatório produzido pela associação Hutukara. 

Durante a pandemia, o governo não priorizou grupos indígenas na vacinação, além de distribuir cloroquina, medicamento ineficaz, para os distritos de saúde indígena. 

O povo indígena sabe que o governo Bolsonaro é um grande inimigo. Ano passado, advogados indígenas brasileiros protocolaram uma denúncia no Tribunal Penal Internacional (TPI) contra Bolsonaro por genocídio dos povos indígenas. 

Lutar pelos direitos indígenas é um dever do estado e de toda a sociedade! Durante o Acampamento Terra Livre (ATL),  em abril de 2022, foram anunciadas candidaturas indígenas ao Congresso para formar a bancada do cocar.

Vote em políticos e políticas indígenas, apoie quem os valoriza. A luta não pode ficar só nas homenagens, deve acontecer de verdade!

Só a luta muda a vida!

Direção Executiva – Biênio 2021-2023