DestaquesMatériasNotícias

Carta aberta dos servidores e servidoras do IFRJ

Nós, servidores do Campus Belford Roxo e signatários da CARTA ABERTA DOS SERVIDORES DO IFRJ EM DEFESA DE UMA NOVA CONSULTA PÚBLICA PARA DIRETOR PRO TEMPORE DO CAMPUS BELFORD ROXO, vimos por meio desta divulgar nosso posicionamento a respeito das últimas medidas tomadas pela atual reitoria como resposta às demandas e reivindicações dos servidores da unidade.

Em 07 de Junho de 2018, o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Rafael Almada, esteve em Belford Roxo com sua equipe para encaminhar as medidas de intervenção junto à atual gestão do campus. Em síntese, o Magnífico Reitor substituiu os Diretores de Ensino e de Administração, nomeados ontem, dia 18/06/2018, e solicitou um voto de confiança da comunidade para aguardar a apuração das diversas denúncias encaminhadas pelos servidores acerca da direção de implantação do campus.
Agradecemos o apoio da reitoria. Ressaltamos, porém, que ao longo de todo esse processo, a atual direção de implantação não se mostrou disposta a qualquer tipo de diálogo na busca de estabelecer um convívio suportável e a escutar as demandas dos servidores; ao contrário, reforçou atitudes autoritárias e de má gestão, como: falta de devolutiva em processos de progressão e remoção; servidores com alta performance reconhecida, inclusive pelos pares, receberam avaliação que nos parece não estar de acordo com a qualidade, quantidade e desenvoltura que os profissionais desempenham suas atividades, suscitando o entendimento de que a tomada de decisão levou em conta fatores subjetivos questionáveis; fechamento e abertura de turma do único curso técnico sem consulta à coordenação e ao colegiado de curso, entre outros. Fatos esses que ampliaram a instabilidade institucional e emocional dos servidores que, em sua maioria, acabaram por adoecer.
Diante desse contexto, reunimo-nos em assembleia, logo após o encontro com o Reitor, e deliberamos que a intervenção realizada pela reitoria será acatada mediante seu caráter de temporalidade, enquanto aguardaremos a tramitação do processo e averiguação dos fatos denunciados.
Deliberamos também pela recondução do Coordenador de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, injusta e autoritariamente destituído do cargo por não “alinhar-se” à política de gestão do Diretor de Implantação pró-tempore.
Adicionalmente, enfatizamos que professores e técnicos-administrativos de Belford Roxo em sua ampla maioria, em torno de 80%, permanecem unidos em defesa de um campus mais democrático, transparente e comprometido com a educação pública e de qualidade.
Mais uma vez, agradecemos o inestimável e imprescindível apoio que vimos tendo da comunidade acadêmica, sem o qual não conseguiríamos levar à frente a nossa justa luta de resistência contra o assédio moral e o autoritarismo na gestão pública.

Belford Roxo, 19 de junho de 2018.

Cordialmente,

Docentes Belford Roxo
Ana Adelaide Balthar
André Monte Pereira Dias
Bárbara Boaventura Friaca
Bruno Campos dos Santos
Débora Franco
Denise Loyola Silva
Fernando Machado da Rocha
Fernando Queiroz de Lira Alexandrino
Flavio Glória Caminada Sabrá
Giuliano Djahjah Bonorandi
Gabriela Sousa Ribeiro
Heloísa Helena de Oliveira Santos
Lara Ovidio
Lívia de Mena Lima Paiva
Jonas Soares Lana
Milena Quattrer
Silvana Louzada
Vanessa Santos
Viviam Lacerda de Souza
Vivian Martins Lopes de Souza
Welton Zonatti
Técnicos Administrativos Belford Roxo
Alexandre de A. César
Amanda Olívia Silva
Carolina Carvalho Rodrigues
Fábio Pires Viana
Luciane de Lima Araújo do Nascimento
Raquel Trindade de Andrade
Victor André Rego

Comment here