Notícias

Dia 13 de Maio – De que abolição estamos falando?

Num poderoso artigo escrito nos idos de 1982, “O treze de maio e os negros”, a militante, socióloga e antropóloga negra Lélia Gonzalez fazia uma correção fundamental: os movimentos negros transformaram o “treze de maio no Dia Nacional de Denúncia do Racismo”.

Se, por um lado, não podemos esquecer os nomes de André Rebouças, José do Patrocínio, Luíza Mahin, Zumbi dos Palmares e Dandara, que estiveram engajadas/os na luta pela libertação do povo negro da violência escravocrata das elites brancas brasileiras; por outro, não podemos ignorar que o 13 de maio de 1888 foi mais uma, entre tantas, das investidas dessas mesmas elites de branquear essa luta, sob o suposto heroísmo da assinatura da Lei Áurea…

Cabe destacar, como o fez Lélia, que para falar do 13 de maio precisamos falar do 1º de maio. Pois é precisamente a reprodução das condições injustas e desiguais historicamente enfrentadas por trabalhadoras e trabalhadores negra/os que precisamos combater. Não se trata de celebrar o gesto ‘nobre’ da princesa, gesto esse que lançou a população ex-escravizada à sua própria ‘sorte’, submetida, em sua grande maioria, a ocupações subalternas, ao preconceito mais que entranhado na vida social e à implacável perseguição pelas forças policiais.

E para encerrar com as palavras da própria Lélia: Justamente por isso, o trabalhador negro de hoje não pode misturar Zumbi de Palmares (20/11) com Princesa Isabel (13/5): O primeiro tem a ver com aquilo por que estamos lutando, uma sociedade justa e igualitária, ao passo que a segunda só tem a ver com aquilo contra o que lutamos. Não é por acaso que o vinte de novembro tenha sido assumido, por nós, como o Dia Nacional da Consciência Negra. Treze de maio, na verdade, é festa de “branco”.

O artigo de autoria de Lélia Gonzalez aqui citado foi publicado originalmente na seção Tribuna Livre (p. 5). do “Jornal dos Trabalhadores” – Ano 1, nº 3, primeira quinzena de maio de 1982. Fonte: https://acervo.fpabramo.org.br/uploads/r/centro-sergio-buarque-de-holanda-csbh-fpa/8/c/9/8c904cf38e775c2f2b1ad3d357b04d477710da6225d4d75383e0e035cad0c6cc/PTDN_J_JT_1982_0003_bx.pdf