Destaques

Dia 10 de Novembro: NENHUM DIREITO A MENOS

APROVADA ADESÃO À PARALISAÇÃO DO DIA 10 DE NOVEMBRO – NENHUM DIREITO A MENOS
A assembleia geral do SINTIFRJ, realizada na tarde do dia 27 de outubro de 2017, aprovou a adesão ao movimento nacional de paralisação no dia 10 de novembro em defesa dos direitos sociais. As trabalhadoras e trabalhadores do IFRJ presentes na assembleia discutiram a necessidade de aproveitar o momento para criar uma grande mobilização no IFRJ. Foi aprovado em assembleia que nos locais onde for possível participar dos atos, os trabalhadores deverão se juntar a essas atividades e, nos campi onde não for possível, a orientação é que sejam realizados debates e atividades debatendo a conjuntura nacional.

PROPOSTAS DE ATIVIDADE PARA OS CAMPI
Uma atividade proposta para realização nos campi foi a exibição do documentário: A lenda da terra dourada. O filme encontra-se disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=T8tt_lInxuk

CONSTRUÇÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES SINDICAIS DOS CAMPI
Discutiu-se ainda a necessidade de aproveitar a semana de mobilização para o dia 10 de novembro como uma ocasião para que os campi se mobilizem para a eleição dos representantes sindicais dos campi. Os trabalhadores sindicalizados deverão se mobilizar, tirar uma data para realização da eleição de representantes e comunicar à coordenação do sindicato para que ela esteja presente no dia da eleição.
Representantes locais: Os representantes locais serão eleitos em seu próprio campus (com lista de presença dos sindicalizados – apenas sindicalizados votam e podem ser votados neste ponto – e ata da assembleia local). A ideia, portanto, é que esses representantes sindicais (ou delegados sindicais) representarão o campus junto ao Sindicato e serão o elo de ligação entre direção sindical e servidores de base. Poderão convocar assembleias locais do sindicato (em seus campi) com a presença da Diretoria Executiva, ou fazer reuniões (sem caráter de assembleia local do sindicato) com os servidores quando necessário.
Conselho de Representantes Sindicais: O conselho será composto por representantes e suplentes eleitos em assembleias locais. As reuniões ordinárias do Conselho serão convocadas pela Diretoria Executiva periodicamente (uma vez por mês) ou convocadas por emergência (reuniões extraordinárias). A função do Conselho é apreciar e deliberar as pautas propostas pela Diretoria Executiva do SINTIFRJ, podendo incluir pontos de pauta caso haja necessidade. Seus membros devem trazer informes locais (de seus campi) e levar informações do Sindicato aos servidores de seus campi.

MURAL DO SINDICATO NOS CAMPI
Para fortalecer a atuação sindical nos campi foi sugerido que os trabalhadores sindicalizados criem em cada campus um mural para divulgação de material do sindicato. No campus Nilópolis, o mural já foi criado e a ideia é que seja construído em todos os campi. O Sindicato se propõe a contribuir com o que puder para a realização destas atividades.

ABAIXO SEGUE MATERIAL DE DIVULGAÇÃO E MOBILIZAÇÃO PARA O DIA 10 DE NOVEMBRO PRODUZIDO PELO SINASEFE
Link: http://www.sinasefe.org.br/v3/index.php?option=com_content&view=article&id=2008:2017-10-27-19-58-56&catid=1:latest-news&Itemid=75

Comment here