DestaquesLutasPopularesÚltimas

Dia do Orgulho LGBTQIA+

O Dia do Orgulho é um marco da resistência e combatividade das pessoas LGBTQIA+, e também um dia de celebração da diversidade sexual e de conscientização quanto aos direitos que toda e qualquer pessoa tem de se afirmar pela sua identidade sexual e de gênero, sem precisar se esconder ou ter vergonha.

Essa data teve origem na revolta do bar Stonewall Inn (NY, EUA), em 28 de junho de 1969, quando gays, travestis e drags cansaram de se submeter ao preconceito e se rebelaram contra uma abordagem policial violenta.

O acontecimento foi fundamental para o movimento LGBTQIA+, tanto que, seis meses depois, surgiram as primeiras organizações da pauta. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte para lembrar e fortalecer a resistência.

A partir daí, o movimento LGBTQIA+ foi crescendo e adquirindo conquistas. Aqui no Brasil, depois de muitas lutas, já foram legislados os seguintes direitos: criminalização da homofobia e transfobia, o direito à mudança de nome e gênero, ao casamento, à adoção, à doação de sangue, entre outros. Relembrar esses acessos traz esperança, pois mostra que só a luta constrói a liberdade.

A principal batalha que a população LGBTQIA+ trava hoje continua sendo contra a violência, tão forte aqui no Brasil, principalmente direcionada a travestis e transexuais. O país permanece sendo o que mais mata essas pessoas no mundo. Estudos do Grupo Gay da Bahia também apontam que a cada 26 horas uma pessoa LGBTQIA+ morre vítima de homicídio ou suicídio motivados pela discriminação sexual no Brasil. Esses dados revelam que a luta ainda é árdua e longa para garantir que esses direitos previstos em lei sejam colocados em ação.

O SINTIFRJ apoia a população LGBTQIA+ dentro dos IFs e convida estudantes ou servidoras (es) a nos relatar por meio do nosso canal de denúncias (21 99515-9669) quaisquer casos de LGBTQIAfobia para que possamos juntas (os) (es) efetivamente atuar em defesa dos direitos e da identidade das pessoas LGBTQIA+.

Viva o Orgulho LGBTQIA+!

Direção Executiva – Biênio 2021 – 2023