Notícias

Aniversário de Paulo Freire – 19 de setembro

No dia 19 de setembro é comemorado o aniversário do educador Paulo Freire, patrono da Educação brasileira. O educador nasceu em 1921, em Recife, e faleceu em São Paulo, em 1997. Provavelmente seu maior feito tenha sido a criação de uma prática didática revolucionária e inclusiva que iniciou a chamada Pedagogia Crítica.

O educador discordava da premissa de que o professor era o detentor de todo o conhecimento, crítico de um ensino conteudista e descontextualizado, defendia uma pedagogia baseada no diálogo e no afeto. Segundo Freire, era preciso conhecer os alunos e alunas a partir de suas experiências e elementos do seu cotidiano, para assim construir o processo educativo, considerando também os seus aspectos ético, político e estético. Seu livro Pedagogia do Oprimido é referência mundial para professores e estudiosos na área da Educação.

Em 1964, Paulo Freire foi convidado pelo governo para disseminar seu método de alfabetização pelo Brasil, em um projeto chamado Projeto Nacional de Alfabetização, que tinha o objetivo de alfabetizar 5 milhões de pessoas. Entretanto, com o golpe militar de 1964, o programa foi interrompido, pois as elites conservadores temiam o seu método revolucionário cujo objetivo maior era a emancipação do trabalhador, através da leitura crítica do mundo, para intervir na realidade e transformá-la.

Infelizmente, com o Novo Ensino Médio, o cenário hoje se repete, pois a Reforma precarizou o ensino ao apostar em metodologias alinhadas  às demandas do mercado financeiro e dos interesses econômicos de empresários e organizações privadas, sem qualquer compromisso com o povo brasileiro e com um projeto de educação de qualidade, que possa formar alunos críticos e realmente capazes de mudar a sua realidade social. 

Assim como Paulo Freire, nosso objetivo é construir um país onde todos possam ter acesso à educação pública de qualidade e alcançar a equidade para todos e todas, através de uma educação que combata as opressões, emancipa e dá base ao estudante para que ele se reconheça como sujeito e agente da história.

Vamos continuar lutando arduamente contra o Novo Ensino Médio, levando tudo o que Freire nos ensinou conosco!

Sintifrj na luta pela educação!

 

Direção Executiva – Biênio 2023-2025