Notícias

Nota de solidariedade à Belford Roxo: não aceitamos perder o campus!

O SINTIFRJ vem a público cobrar da gestão do IFRJ uma resposta sobre a situação do campus Belford Roxo, e se solidariza com as(os) servidoras(es) do IFRJ que estão prestes a perder seu local de trabalho, e com a comunidade discente, que perde o sonho de uma educação pública, gratuita e de qualidade, numa região tão marcada pela desigualdade e precarização. Isso tudo sem que haja movimentos concretos da administração para solucionar o problema.

O perigo de perdermos o campus Belford Roxo ronda há anos a instituição. Em 2013, o terreno foi cedido ao IFRJ pela prefeitura que, dois anos depois, abriu processo judicial para revogação da doação, quando a estrutura provisória do campus já estava instalada. 

Apesar de ter recorrido da decisão judicial que pedia o terreno de volta, o IFRJ abandonou o processo, como denunciaram os servidores do campus Belford Roxo.O processo foi suspenso no ano passado, em cinco de fevereiro, e o último despacho, do dia 26 de abril de 2022, acusa conduta protelatória do instituto e exige manifestação do IFRJ em 10 dias, sob o risco de perdermos o campus Belford Roxo. O IFRJ pode ser acusado de “conduta protelatória” e “insinceridade”, podendo ser considerado “litigante de má-fé e praticante de ato atentatório à justiça”, conforme consta no despacho. O documento afirma ainda que a controvérsia deveria ser submetida à CCAF, movimento que ainda não foi feito pelo IFRJ.

Os servidores do campus Belford Roxo informaram ao sindicato que estão há muito tempo alertando a reitoria dos riscos de perder o campus, e pedindo que o reitor acompanhe o processo. Tendo em vista a morosidade com que a reitoria tem tratado a questão judicial em todo esse tempo, o receio da comunidade de Belford Roxo de que o IFRJ perca o campus é plenamente justificado.

O SINTIFRJ, junto aos servidores de Belford Roxo, exige que, em respeito aos trabalhadores do instituto, a reitoria faça o que a Justiça determinou, e o mais depressa possível, para que não percamos a unidade. E que seja dada à comunidade uma resposta rápida e transparente. Nenhum campus a menos! 

Saudações sindicais! – Direção Executiva- Biênio 2021-2023