Notícias

NOTA DE REPÚDIO: Reitoria, a vida e o bem estar dos trabalhadores terceirizados também importa!

O SINTIFRJ repudia veementemente que a Reitoria tenha suspendido as atividades presenciais nos campi e Reitoria, neste dia 22/03 em função da previsão de chuvas fortes no Estado do Rio de Janeiro, para os(as) servidores(as) e alunos(as) e não tenha feito o mesmo para os(as) trabalhadores(as) terceirizados(as). A Reitoria manteve o expediente desses(as) trabalhadores(as) dizendo num primeiro momento, através de uma nota, que as atividades de vigilância patrimonial, limpeza e manutenção das unidades seriam mantidas. Depois, tentou “retificar” trocando essas palavras por “atividades essenciais”. O resultado final é que em muitos campi esses(as) trabalhadores(as) estão trabalhando normalmente mesmo com a previsão de chuvas e calamidades que estamos vendo nos noticiários e acompanhando pelos comunicados dos governos estadual e municipais.  Todos sabemos que a maior parte dos terceirizados não possuem boa remuneração e compõem grupos socialmente mais vulneráveis. São justamente essas pessoas que mais sofrem com as chuvas, principalmente as que moram em locais de alto risco. É muita insensibilidade! 

Ainda que se possa alegar que as decisões a respeito de trabalhadores(as) terceirizados(as) cabe às suas empresas, o IFRJ teria a obrigação de cobrar a quem quer que fosse a proteção e a segurança dessas pessoas cuja atuação é essencial ao bom funcionamento de nossa instituição. Não tem desculpa!

Pedimos que essa orientação seja alterada pelo bem de TODOS e TODAS os(as) trabalhadores(as), pois a vida de TODOS e TODAS deve ser preservada, não só a dos alunos e servidores!

SINTIFRJ na luta!