Notícias

SINTIFRJ presente em mais um 8M! A luta pelos direitos das mulheres continua!

Na última sexta-feira, as mulheres preencheram as ruas do Centro do Rio de Janeiro para mais um 8 de março, um dia para celebrar conquistas e lembrar da luta ainda longa pela garantia dos direitos femininos. Algumas servidoras do IFRJ estavam presentes, como Luiggia Girardi e Isabel Ostrower, docentes do IFRJ e sindicalizadas, e as coordenadoras gerais do SINTIFRJ, Roberta Cassiano e Daniela Zanotti.

No ato as principais manifestações, cartazes e falas protestavam contra: o alto número de feminicídios, principalmente as mulheres negras, contra transfobia, foram mencionados os ataques físicos e verbais que Zuri e Lua, duas mulheres trans, sofreram numa roda de samba, contra os lesbocídios e outros tipos de violência. Também era possível ver muitos cartazes e falas voltadas em apoio às mulheres palestinas, as que mais estão sofrendo com a opressão e genocídio de Israel na Faixa de Gaza. Muitas manifestantes fizeram a lembrança de que o movimento feminista não pode perder seu caráter internacional de apoiar todas as mulheres do mundo. 

Além disso, as mulheres protestaram pela igualdade e reconhecimento no ambiente de trabalho e na política. Alguns grupos fizeram referência a projetos de lei, como um grupo de doulas que protestou pela execução da lei que autoriza a abertura de casas de parto aqui no Rio de Janeiro, já aprovada mas que ainda não saiu do papel. Elas levaram um abaixo assinado para colher apoio. Também um grupo de pernaltas vestidas como “aias” pediam a revogação da Lei da Alienação Parental, que possibilita que crianças entrem em contato com seus abusadores.

No fim da passeata, estavam as mães militantes com seus filhos e filhas. Antes da passeata, as crianças participaram de uma oficina onde produziram cartazes e desenhos com temáticas relacionadas à luta das mulheres, os mesmos que elas carregaram durante a passeata do ato. Esse gesto serviu para simbolizar que a conscientização começa desde cedo.

Como sempre, o 8M sempre entrega um ato bonito, artístico e simbólico. Que essa força de vontade seja um combustível diário para a difícil e longa luta das mulheres!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025.