Principais deliberações da primeira Assembleia Geral Virtual de 2024 do SINTIFRJ.

No dia 30 de janeiro de 2024, terça-feira, das 14h às 16h15, o SINTIFRJ realizou sua primeira Assembleia Geral Virtual de 2024. O fórum teve as seguintes pautas:

1. Informes Gerais;
  2. Deliberação sobre o posicionamento a ser adotado pelo SINTIFRJ no GT Carreira Nacional e na 186ª Plena do SINASEFE, em relação às propostas elencadas no relatório da CNS;
  3. Eleição dos delegados e observadores que participarão pelo SINTIFRJ da 186ª Plena do SINASEFE e também definição dos participantes do GT Carreira;
  4. Discussão acerca do processo de implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no âmbito do IFRJ.

A respeito do posicionamento a ser adotado pelo SINTIFRJ no GT Carreira Nacional e na 186ª Plena do SINASEFE, em relação às propostas da FASUBRA e a do SINASEFE para o PCCTAE, elencadas no relatório da Comissão Nacional de Supervisão (CNS), foi deliberado que os delegados defenderão o que a base decidiu em conjunto nesta assembleia

• A unificação das propostas do SINASEFE e da FASUBRA para o PCCTAE;
  • O Reconhecimento de Saberes e Competências(RSC) para os TAEs;
  • E que os posicionamentos quanto a malha salarial dos TAEs seja defendida de maneira autônoma por cada delegado, segundo os seus conhecimentos aliados ao bom senso. A justificativa pela adoção desse posicionamento se deu em razão do período adverso, haja vista a paralisação do calendário escolar em razão do fim do ano, para tratar devidamente os aspectos mais específicos de cada uma das propostas existentes, tendo havido o entendimento de que os delegados eleitos dispõem de mais aprofundado conhecimento sobre o assunto.

O GT Carreira Nacional e a 186ª Plenária do SINASEFE ocorrerão, respectivamente, no dia 3 e 4 de fevereiro de 2024. A delegada, o delegado e observador selecionados para a Plenária foram:

• Daniela Zanotti – pela Direção Executiva;
  • Felipe Gramonski – pela Base;
  • Daniel Haack – observador.

Os mesmos também participarão do GT Carreira como participantes (não há delegados para o GT).

Quanto às questões relacionadas ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD), foi realizado, anteriormente, uma pesquisa no âmbito do IFRJ pelo SINTIFRJ, acerca dos principais problemas enfrentados na implantação do PGD na instituição, a qual teve seus dados divulgados durante a assembleia. Tal medida foi realizada a fim de substanciar com dados uma nova reunião que está sendo marcada entre SINTIFRJ e Reitoria para continuar a pressionar às gestões pela implantação correta dessa modalidade de trabalho, cabendo informar que a Reitoria já foi oficiada com a solicitação dessa agenda. Ainda sobre esse tema, foi informado que o SINTIFRJ, junto com o SINASEFE-SP, realizará uma Live com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para tratar das diversas dúvidas de nossa base sobre como deve ser implantado o PGD. O evento está agendado para o dia 04/03 do presente ano e a Reitoria e os Diretores-gerais dos campi serão convidados, a fim de que, de uma vez por todas, sob a instrução do MGI, as diversas dificuldades de operação desse regime sejam sanadas..

Por fim, durante os informes também foi decidido que o Sindicato tentará marcar uma assembleia local na Reitoria para ouvir a comunidade e traçar estratégias de ação por melhorias nas condições laborais dos(as) trabalhadores(as) daquela localidade, que estão, inclusive, muitos, sem ar condicionado. O intuito é intensificar cada vez mais a pressão por essa causa, visto que é de aguda gravidade e inadmissível que servidores(as) trabalhem sem refrigeração nesses tempos de calor extremo.

Em breve publicaremos a matéria completa da assembleia. Acompanhe nossas redes para mais informações.

SINTIFRJ na luta!