Notícias

Dia de Martin Luther King

“Nossas vidas começam a acabar no dia em que nos calamos sobre as coisas que importam”.

Hoje se celebra o dia de Martin Luther King, um dos maiores líderes na luta contra a discriminação racial e pela igualdade dos direitos das pessoas negras nos Estados Unidos (EUA). A data é comemorada na terceira segunda-feira do mês de janeiro, próximo ao seu aniversário, dia 15 do mesmo mês. O sociólogo, teólogo e pastor batista, nasceu em Atlanta, capital da Geórgia, e viveu na pele toda a opressão segregacionista racial em sua infância e adolescência. Por essa razão, Luther King lutou contra o sistema racista dos EUA nas décadas de 40 e 50, reivindicando postos de trabalho, igualdade salarial e dignidade para a população negra de forma pacífica, inspirado em Gandhi. 

Luther King alcançou muitas conquistas, inclusive um prêmio Nobel da Paz. Mesmo lutando de forma pacífica, ele foi brutalmente assassinado em 4 de abril de 1968, aos 39 anos, por um supremacista branco. Apesar de seu vulto na luta pelos direitos das populações negras nos EUA, somente transcorridos 15 anos de sua morte foi decretado um feriado em homenagem a esse grande símbolo da luta pela igualdade racial. 

A trajetória desse líder popular relembra que a luta dos ativistas anti racistas do mundo não foi, não é e nunca será em vão. Luther King deve ser um exemplo para nós! Que neste dia reflitamos sobre os dizeres desse grande homem que inspira nossa vida de luta. Não podemos jamais deixar de lutar pelas coisas que importam: pelo fim do racismo e da desigualdade racial, pela educação de qualidade e gratuita a todos os(as) brasileiros(as), pela dignidade e direitos dos(as) trabalhadores(as) e das minorias, senão, como diz Luther King, nossas vidas acabam.

Saudações sindicais de luta! 

Direção Executiva – Biênio 2023- 2025