Notícias

Assembleia Geral Virtual do SINTIFRJ delibera Estado de Greve e Indicativo de Greve por Tempo Indeterminado a partir do dia 18 de Novembro.

Nesta última segunda-feira, 16 de outubro, às 18h, o SINTIFRJ realizou mais uma Assembleia Geral Virtual, que culminou numa decisão importantíssima para a categoria: os servidores e servidoras do IFRJ aprovaram o ESTADO DE GREVE (estado de mobilização que indica a possibilidade de  deflagração de uma greve), com indicativo de início de GREVE POR TEMPO INDETERMINADO a partir do dia 18 de novembro, caso as demandas dos servidores não sejam atendidas. Esta decisão da categoria se deve à implementação, sem planejamento prévio, do controle eletrônico de ponto no IFRJ no mês de outubro, quando o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que substitui o controle de ponto pelo controle por resultados, já poderia e deveria ter sido implementado pela reitoria do IFRJ. Também foi deliberado um ato na reitoria com paralisação, com data a ser definida na próxima assembleia, que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 19/10. A sugestão é de que este ocorra na data em que o sindicato se reunir com a gestão para reivindicar as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras do IFRJ. Caso as pautas dos servidores não sejam atendidas, haverá uma nova assembleia para decidir sobre o início efetivo da greve a partir de 18 de novembro.

A situação é considerada urgente pois os trabalhadores(as), em especial os TAEs, estão sendo obrigados a se submeterem ao controle eletrônico de ponto nos campi e reitoria, sem que tenha havido aviso prévio suficiente por parte da gestão e sem que sejam oferecidas condições de trabalho adequadas. O PGD já poderia estar implantado no IFRJ, o que evitaria todo o transtorno causado à vida dos servidores e de seus familiares, porém a reitoria estipulou o prazo absurdo de 180 dias, o qual não é necessário e nem justificável. QUEREMOS O PGD JÁ! 

A reunião foi gerenciada na plataforma Zoom e contou com uma média de 149 participantes, uma presença massiva. A assembleia pautou os informes gerais, o debate sobre o ponto eletrônico e a eleição de delegados (as) e observadores (as) para participarem do 35º CONSINASEFE. Esse congresso do SINASEFE será estatutário e de suma importância para a luta nacional. Os nomes foram eleitos no final da assembleia, segue a lista.

Delegados:

Daniel Mendes Pires Haack;

Paulo André Ferreira;

Cristiane moreira da Silva

Daniela Zanotti da Silva;

Fernando Moraes de Oliveira;

Ana Paula santos da Conceição;

Monica batista da Trindade;

Adão de Assis Ferreira Junior;

Michelangelo Marques Torres;

Bianca Ponciano Prell;

Roberta Ribeiro Cassiano;

Leyza Buarque Lucas.

Observadora:

Veridiana Chiari Gatto

Esses foram os principais encaminhamentos da assembleia que durou mais de três horas e expressou toda aflição da base quanto aos seus direitos e qualidade de vida. Continue nos acompanhando para mais informações sobre esses processos. Amanhã teremos mais uma assembleia com pautas relacionadas e essa assembleia, são elas: estado de greve, pauta de reivindicações e paralisação. Esteja presente conosco!

Sintifrj na luta!

Direção Executiva – Biênio 2023 – 2025.