Notícias

Dia Mundial da Saúde Mental

Hoje, 10 de outubro, é Dia Mundial da Saúde Mental, um dia para refletirmos e voltarmos nossos olhares para essa questão que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

Instituído em 10 de outubro de 1992, a data tem como objetivo conscientizar as pessoas, instituições e governos sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, a fim de que tais questões sejam tratadas com a seriedade que demandam e que haja mais investimentos em políticas de saúde mental.

A saúde mental é um direito humano universal, este é o tema deste ano. Apesar de ser ponto pacífico a ideia de que o cuidado com a mente e seu bem-estar deve atingir a todos e todas, não é exatamente o que ocorre. Muitas pessoas têm suas questões relacionadas à saúde mental estigmatizadas e negligenciadas, ou simplesmente não têm acesso aos tratamentos mais adequados, ou até mesmo tratamento algum. Pode-se notar essa situação no próprio IFRJ, onde muitas(os) servidoras(es) e alunas(os) sofrem com males relacionados à saúde mental. Segundo a ONU, uma em cada oito pessoas tem alguma questão com a saúde mental

A saúde mental deve ser um direito humano acessível a todas e todos, e não  exclusividade de uma minoria privilegiada. Devemos pressionar o governo para que haja  políticas públicas universais voltadas para a saúde mental, pois muitos questões dessa natureza estão relacionadas a problemas sociais, como a pobreza, a homofobia, o racismo e a discriminação em relação a pessoas em situações mais vulneráveis. Ainda, na nossa instituição, devemos nos mobilizar e lutar pelo acesso de alunos e servidores a serviços de saúde mental , como terapia individual, terapia coletiva e rodas de conversa, por exemplo.

Sintifrj na luta pelo direito à saúde mental!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025