Notícias

Jornada Nacional Contra a Violência Policial no dia 24 de agosto

Entidades do Movimento Negro estão convocando todos os defensores da luta antirracista para a Jornada Nacional contra a Violência Policial, que ocorrerá no dia 24 de agosto. No Rio de Janeiro, haverá um ato na Candelária no Centro do Rio de Janeiro, às 16h. A escolha da data foi em razão do dia da morte de Luiz Gama há 141 anos atrás. Ele era um grande advogado, jornalista e abolicionista negro. O mote principal da mobilização é o combate a onda de violência policial que tem acontecido nos últimos meses e o assassinato recente da Mãe Bernadete, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Salvador, na Bahia. 

De janeiro a agosto deste ano, segundo levantamento dos movimentos negros no país, chacinas policiais mataram ao menos 60 pessoas na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. Um número terrível. Aqui no Rio tivemos conhecimento de um caso recente como o do adolescente Thiago Menezes, morto pela Polícia Militar em uma operação na Cidade de Deus. Mais uma vítima da violência policial da PM do Rio de Janeiro.

Diante desse genocídio, é necessário lutar, protestar, mostar voz, indignação com vidas negras sendo ceifadas! Combater a violência contra o povo negro, o racismo e a luta por igualdade, não é tarefa exclusiva da população negra e sim de toda a sociedade brasileira!

Vamos ocupar as ruas no dia 24 de agosto por essas vidas! Basta de violência, o povo negro quer viver! Vamos lutar pelo fim da violência policial e do genocídio da população negra.

 

Sintifrj contra o racismo!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025