Notícias

Dia Internacional de Nelson Mandela

Hoje, 18 de julho, celebra-se o Dia Internacional de Nelson Mandela, um importante líder da África Negra e exemplo de resistência para o mundo. Nascido no dia 18 de julho de 1918, o advogado se consagrou como líder rebelde na luta contra o Aparthaid, regime de segregação racial opressor que negava aos negros direitos políticos, sociais e econômicos. 

Mandela passou 27 anos na prisão, o que não o impediu de continuar estudando e fazendo a luta da forma que lhe cabia, através de cartas, visitas e outros meios. Essa resistência e seu contínuo compromisso com a implementação de políticas de igualdade racial, democracia e justiça foram tão comoventes que mobilizaram o mundo e foi feita uma campanha internacional para soltá-lo. Depois de muitas injustiças, Mandela saiu vitorioso, se tornou vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993 e presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Ele faleceu em 2013. Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela na data de seu nascimento. 

A luta de Nelson Mandela nos inspira, pois é um exemplo de que os nossos esforços e mobilizações valem a pena, podem dar certo, mesmo custando o nosso suor e conforto. Diante de nossas lutas atuais, como a pressão dos estudantes pelos auxílios do IFRJ, a paralisação do Campus São João de Meriti pela autonomia da comunidade, os atos pela recomposição salarial, as mobilizações contra atos racistas no IFRJ, lembremos sempre que Nelson Mandela resistiu até o fim, não se deixando abater pelas mais duras circunstâncias.

Nelson Mandela lutou pelo seu povo, lutemos pelos nossos!

 

Sintifrj na luta!

Direção Executiva do SINTIFRJ – Biênio 2023/2025