Notícias

IFRJ contra o assédio! Paralisação em todos os campi do IFRJ com atividade de mobilização na próxima quarta-feira 5/07!

Na assembleia geral virtual extraordinária realizada ontem, dia 27 de junho, trabalhadores e trabalhadoras do IFRJ junto com estudantes presentes deliberaram uma paralisação geral com mobilização de todos os campi do IFRJ na próxima quarta-feira, 5 de julho. O intuito é chamar atenção não só para os casos de assédio que acontecem no campus São João de Meriti (SJM) por parte do Diretor Geral Rodney, mas que também os que acontecem em outros campi, visto que, como ficou bem destacado na assembleia, esse é um “modus operandi” da gestão do IFRJ. Também foi definido que na próxima quarta-feira haverá uma assembleia geral presencial no IFRJ Campus SJM que discutirá o retorno das atividades pedagógicas ou a continuidade da paralisação, visto que o diretor Rodney Albuquerque ainda não renunciou, como a comunidade solicitou e nem a Reitoria fez intervenção por novas eleições. A paralisação também tem o intuito de pressionar essa renúncia e novas eleições.

Nesta segunda-feira, 26 de junho, representantes do Campus SJM e também da Direção Executiva do SINTIFRJ estiveram em reunião com o reitor, Rafael Almada, que afirmou que a reitoria está tratando do caso, que recebeu as denúncias e direcionou à Comissão de Ética. Ele ficou de buscar uma resposta com a Comissão de Ética sobre o andamento dos processos. Os representantes convidaram o reitor para a assembleia virtual que ocorreu ontem para dar essa resposta detalhada a respeito do prazo que o comitê de ética tem para finalizar os trabalhos, visto que o Reitor afirmou na reunião que só poderia fazer alguma coisa em relação ao campus São João de Meriti após a conclusão dos trabalhos do comitê de ética/NIAC.

O reitor esteve presente na assembleia, mas não deu nenhuma resposta sobre o andamento dos processos pela Comissão de Ética, como tinha se comprometido, apenas disse que a Comissão de Ética emitirá uma nota de esclarecimento e que é necessário aguardar os prazos legais, porque isso não depende da reitoria. O reitor também confirmou que estará no Campus SJM na próxima semana, e está acertando o dia com o pessoal do Campus. Ainda durante a assembleia, uma nota foi emitida pelo Comitê de Ética assinada não só pelo presidente do comitê, mas também pelo atual Diretor Executivo da Reitoria. Para nossa surpresa, a nota não dá nenhuma informação nova e não traz nenhuma data para conclusão dos trabalhos.

O coordenador Fernando Oliveira enfatizou ao Almada a necessidade de saber quando a Comissão dará uma resposta e que não dá para ficar esperando algo que não tem prazo definido, visto que a comunidade anseia pelo retorno, com novas eleições, para que aquele campus volte a funcionar dentro da normalidade, sem adoecer servidoras/es e alunas/es. O campus está com suas atividades paralisadas desde o dia 05 de junho.

Continue acompanhando as redes do SINTIFRJ para saber mais e participe da mobilização no seu campus! Todas e todos em unidade contra o assédio! Só a luta muda a vida!

Sintifrj na luta!

Direção Executiva do SINTIFRJ
Biênio 2021-2023