Notícias

SINTIFRJ apoia candidaturas de esquerda. Por direitos e pela democracia!

Na última assembleia geral, além de decidir pelo apoio à candidatura do ex-presidente Lula, a base do SINTIFRJ também deliberou pela orientação ao voto em candidaturas de esquerda para o parlamento nas eleições de 2022. 

A razão de a medida ser pautada, discutida e aceita é o reconhecimento de que o bolsonarismo está além de Jair Bolsonaro e seu governo: se tornou uma ideologia, um movimento de ideias preconceituosas, retrógradas, violentas e neoliberais que vão contra os direitos de trabalhadoras e trabalhadores.

As pautas neoliberais que políticos do “centrão” e apoiadores de Bolsonaro defendem possibilitam o desmonte de políticas fundamentais e a retirada de direitos  sociais, visando ao lucro de empresários parceiros e ruralistas. Foi assim com a reforma trabalhista, da previdência, com o Novo Ensino Médio, com o teto de gastos (emenda constitucional 95)… E os que estão por vir como reforma administrativa (pec 32), cobrança de mensalidade em instituições públicas de ensino (pec 206), entre tantos outros ataques ao povo brasileiro. 

O dever de qualquer sindicato é defender direitos! Portanto, a base do SINTIFRJ entendeu que é necessário incentivar e orientar as(os) sindicalizadas(os) a votarem em candidaturas que estejam ao lado de trabalhadoras e trabalhadores. Por isso o apoio a candidatos de esquerda e o incentivo a candidaturas progressistas, que defendam a liberdade e não permitam retrocessos.

Quanto mais parlamentares no Congresso que defendam trabalhadores(as) e minorias, mulheres, negros, indígenas, quilombolas e população LGBTQIA+, mais nos aproximaremos das nossas pautas de luta!

SINTIFRJ na luta contra o bolsonarismo!