DestaquesLutas

10/09 – Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo

Hoje, 10 de setembro, é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e instituições para a importância desse problema tão presente em toda sociedade. 

No Brasil, o “Setembro Amarelo” é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio, organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (APB) e pelo Conselho Federal de Medicina em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV). A ideia é que durante o mês de setembro seja incentivado que instituições, empresas, o estado, e entidades diversas da sociedade civil, abordem o assunto, as causas e a prevenção do suicídio, que hoje é considerado um problema de saúde pública. 

O suicídio infelizmente é frequente no mundo todo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a cada 40 segundos uma pessoa é vítima de suicídio. No Brasil, a ABP aponta que 96,8% dos casos estão relacionados diretamente a algum transtorno mental, como depressão e ansiedade.

Algumas formas de prevenção são essenciais para combater o problema. De acordo com os médicos, o ideal é encaminhar a pessoa que tentou o suicídio imediatamente a um psiquiatra. Se possível, é bom que tenha o acompanhamento de um terapeuta ou apoio da família. O apoio dos mais próximos é essencial nos primeiros 30 dias, pois caso a pessoa precise fazer uso de algum medicamento, o efeito não é imediato. 

Onde procurar? Na rede pública, a indicação é procurar os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS) onde é possível marcar uma consulta com um psiquiatra ou psicólogo. 

Também é possível ligar para o CVV pelo 188, ou entrar em contato através do chat do site e por e-mail. O CVV faz um trabalho pioneiro na área de prevenção ao suicídio desde 1962, com a ajuda de cerca de três mil voluntários que trabalham atendendo mais de 10 mil ligações diárias. É gratuito e sigiloso.

Se precisar, busque ajuda! Se souber de alguém com intenções suicidas, busque ajudar dando instruções! Vamos à luta contra o suicídio!

 

Só a luta muda a vida!
Direção Executiva do SINTIFRJ
Biênio 2021-2023